Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Covid 19 se alastra pelo interior do estado

Publicado em 14/06/2020 às 13:45



Municípios a mais de 1.200 quilômetros da capital quase não tiveram notícias de casos sobre contaminação local pelo novo coronavírus.
Eram suficientemente distantes para se sentirem protegidos, exceto, Aripuanã que registrou de forma bastante rápida, um primeiro contágio, fatal.
O relativo isolamento da capital, dificuldades de acesso por via rodoviária, ausência de voos e outras formas de contato mais frequente mantiveram essas comunidades livres de infecção até que começaram a aparecer casos aqui ou ali.
Ainda há municípios que não registraram um só caso da doença, ou, uma das hipóteses discutidas pelos infectologistas, é a da cura espontânea já que alguns tipos sanguíneos parecem mais resistentes à infecção.
Tudo isso, óbvio, caminha no terreno das hipóteses médicas embora existam observações clínicas registrando que as curvas de infecção da Covid 19 começam a cair quando há cerca de 25% da população contaminada e não a previsão de que a extinção dos casos acontece pelo “efeito rebanho”, ou seja, quando a contaminação supera um pouco os 60% da população, os portadores de anticorpos para a doença acabou protegendo aqueles que não foram infectados.
Isso pode resultar numa endemia, como existem doenças que até hoje não foram erradicadas e, volta e meia, reaparecem para mobilizar o aparato de saúde pública.
No entanto, aquilo que parece ser possível para a Covid 19, não é o que está, de fato, acontecendo. O vírus tem alcançado municípios distantes embora se saiba que vão existir, no futuro, comunidades que sequer ouviram falar na doença.
Espera-se que seja assim mesmo por ação involuntária porque, até agora, com o comportamento errático da população e dos governantes estão juntos todos os fatores para uma tempestade perfeita, ou seja, tudo o que é necessário para que o pior aconteça.
E é bom que se mantenha a esperança que já se tornou quase folclórica tantas são as crises que o país viveu e superou: “Deus é brasileiro”!
ASSIM, QUE NO FUTURO ALGUÉM CONSIGA ENUMERAR OS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES QUE NÃO FORAM ATINGIDOS, MAS, ATÉ LÁ,
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net