Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Uma receita para sobreviver à pandemia da covid 19

Publicado em 14/06/2020 às 09:56



Primeiro o susto com uma doença viral desconhecida que produzia de efeitos leves e transitórios a casos graves de comprometimento da função pulmonar de uma forma ainda desconhecida.
Com isso o mundo observou a luta da China contra a doença que começou na cidade de Whan (U – rram) província de Hubei (Ru bei), ao que tudo indica num supermercado especializado na venda pescados e de animais exóticos ainda vivos tais como morcegos, cobras de várias espécies e outros tipos ainda sobreviventes da fauna local. Pode parecer estranho para ocidentais, mas, a culinária chinesa faz o aproveitamento de qualquer tipo de proteína, da carne de morcego a espetinhos de escorpião.
Foi lá, aparentemente, que tudo começou.
Em pouco tempo o mundo acompanhou as imagens da luta nos Hospitais, depois a construção de 2 Hospitais totalmente equipados em pouco mais de 1 semana e o isolamento total da província de Hubei, com 40 milhões de habitantes.
Todos os meios de transporte foram desconectados e a maior festa chinesa, o Ano Novo Lunar, foi meramente episódica e sem comemorações ou qualquer tipo de aglomeração.
Havia tickets e horários para as pessoas irem a mercados ou farmácias e as pessoas passaram a ficar, realmente, isoladas em seus apartamentos ou residências de uma forma apenas possíveis em regimes centrais fortes e com grande controle.
O alívio veio em abril, quando a doença já se espalhava pelo mundo e a ciência fazia o batismo do vírus causador da infecção: SARS Cov 2 e a doença Covid 19.
Da identificação do vírus ao sequenciamento do genoma foram pouco mais de 60 dias e o mundo se engajou na busca frenética por uma vacina e por medicamentos capazes de frear a evolução da doença que provoca o comprometimento dos pulmões. A Medicina, até agora, consegue apenas dar suporte à vida e esperar a resposta imunológica dos pacientes.
O progresso está na promessa de 123 vacinas em preparação e 4 em estágio clínico da fase 3, ou seja, o teste numa grande quantidade de gente para avaliar a eficácia e efeitos colaterais.
Esta vem sendo a resposta mais rápida da ciência a uma doença respiratória aguda, mas, ninguém sabe, de fato, quando as vacinas estarão prontas e a população nos Postos para a agulhada capaz de livrá-las da Covid 19.
Até lá, só o distanciamento social pode reduzir a propagação do vírus. Portanto,
SÓ SAIA SE PRECISAR OU TRABALHAR EM ATIVIDADE ESSENCIAL, RESPEITANDO AS ORIENTAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE.
EVITE AGLOMERAÇÕES. LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM ÁGUA E SABÃO OU USE ÁLCOOL EM GEL PARA DESINFECÇÃO.
USE MÁSCARA COBRINDO A BOCA E O NARIZ.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net