Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Respiradores vão completar todos os leitos de terapia intensiva

Publicado em 05/06/2020 às 09:44



As recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária impõem a necessidade de cada Unidade de Terapia Intensiva ter ao menos um respirador.
Paulo Henrique de Oliveira, fisioterapeuta e funcionário do Hospital de Referência para a Covid 19 em Cuiabá, constatou o cumprimento da exigência nos Hospitais Estaduais Metropolitano, em Várzea Grande e Santa Casa, de Cuiabá.
O técnico explicou que em situações extremas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, alguns pareceres técnicos preveem a utilização temporária de um ventilador pulmonar para mais de um paciente em caso de falta de mais aparelhos, embora devam ser observados alguns critérios para que esse procedimento possa ser adotado.
O Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que na Santa Casa há 40 leitos de UTIs em plena atividade e 10 unidades pediátricas sendo implantadas. Já no Metropolitano são 40 leitos e outros 30 em fase de implantação.
Dos 40 leitos da Santa Casa, 28 têm respiradores e no Metropolitano, dos 40 leitos, 30 têm o equipamento. “Para todos os demais leitos o governo já adquiriu os respiradores e eles estão no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na alfândega, para serem liberados pela Receita Federal. Além disso é bom destacar que os 10 leitos que o Ministério da Saúde encaminhou para a Santa Casa, nenhum chegou com os ventiladores. Mas, como já dissemos, compramos para todos os leitos”, explicou.
“Nós agimos rápido, compramos os equipamentos e eles já estão em solo mato-grossense. Agora é uma questão de burocracia e logo já estaremos com todos os leitos de UTI com os respiradores. E é bom deixar claro que estamos cumprindo com todas as preconizações e protocolos do Ministério da Saúde”, completou.
É bom lembrar que um dos dados levados em consideração para a reduzir as medidas restritivas é a disponibilidade de leitos de Unidades de Terapia Intensiva que possibilitem a oxigenoterapia que só pode ser realizada com os respiradores, pois, muitos pacientes se alongam nesse tipo de tratamento.
A prevenção é o melhor procedimento para uma evitar o contágio por uma doença contra a qual não existe vacina ou tratamento medicamentoso sob protocolo. A resposta médica impõe medidas de suporte e minoração dos sintomas à espera de uma resposta imunológica que pode não acontecer.
Assim, E
EVITE AGLOMERAÇÕES. SE PRECISAR ENTRAR EM FILA AO AR LIVRE MANTENHA A DISTÂNCIA DE 1 METRO E MEIO À FRENTE E NA LATERAL. EM AMBIENTES FECHADOS FIQUE A 2 METROS DE QUALQUER PESSOA.
LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA E SE NÃO HOUVER INSTALAÇÃO APROPRIADA USE ÁLCOOL EM GEL.
USE MÁSCARA COBRINDO A BOCA E O NARIZ.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net