Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Prefeitura desabilita 40 leitos de uti depois de receber 25 milhões adiantados do Ministério da Saúde

Publicado em 02/06/2020 às 13:48



O Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, fez duras críticas ao prefeito de Cuiabá e ao secretário municipal de Saúde, por desabilitarem 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva para a Covid 19 depois de receberem, adiantados, 25 milhões de reais do Ministério da Saúde com essa finalidade.
O secretário Estadual tem procurado se reunir com seus pares em âmbito municipal para o planejamento das ações de enfrentamento ao novo coronavírus principalmente depois que a Prefeitura resolveu relaxar as medidas restritivas com a adoção de distanciamento social.
Para isso há que se dispor de Unidades de Terapia Intensiva e os leitos já estavam contabilizados nas disponibilidades do Estado para um eventual agravamento da infecção pelo novo coronavírus como se pode perceber pelo rápido aumento no número de casos.
Como não se consegue uma relação institucional de qualidade com a Prefeitura da capital, possivelmente por motivações políticas, vai-se recorrer ao Ministério Público para que este compareça às reuniões previstas e, se necessário, promova o ressarcimento do dinheiro que já ingressou no caixa do município para atendimento a casos agravados e que necessitem de terapia intensiva.
O secretário estadual de Saúde diz que o Governo vai acrescentar mais 40 leitos no Hospital Metropolitano para repor o planejamento inicial previsto e, também, porque uma eventual ampliação em unidades do interior vai exigir pessoal especializado difícil de trazer para o serviço público.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que os leitos foram, de fato, desabilitados e propôs a devolução dos valores recebidos a título de adiantamento para as despesas emergenciais com a Covid 19, ao Ministério da Saúde aguardando apenas os trâmites burocráticos para completar a transação. 
Os Hospitais São Benedito, Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Municipal vão as Unidades de Terapia Intensiva para as outras doenças, incluindo o Pronto Socorro que vai manter as UTIs Pediátricas.
BOM LEMBRAR QUE AS PESSOAS CONTINUAM PRECISANDO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL PARA OUTRAS DOENÇAS E ISSO NÃO PODE SER SUBESTIMADO!
DIAGNÓSTICO DO FIQUE POR DENTRO: TRATA-SE, QUANDO NADA, DE MANOBRAS POLÍTICAS ANTE A PROXIMIDADE DAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO E OS RESPECTIVOS EFEITOS COLATERAIS MAS HÁ UM REMÉDIO: VOTO APURADO!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net