Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Estudantes reclamam de concorrência desleal no exame nacional do ensino médio

Publicado em 22/05/2020 às 09:47



O adiamento das datas do Exame Nacional do Ensino Médio trouxe um breve alívio para os estudantes que não viam condições de estarem prontos para a realização do certame.
Com o adiamento das datas, no entanto, os estudantes se voltam, agora, para outro elemento: a concorrência desleal.
E a concorrência desleal acontece por duas razões: uma de natureza técnica e outra, de natureza pedagógica.
A primeira a trazer um elemento diferenciador é a ausência de banda larga em diversas regiões do país o que implica, obviamente, nas dificuldades para acompanhamento das aulas ministradas pela internet.
A outra, de natureza pedagógica, refere-se a unidades escolares não conseguiram se adaptar para ministrarem conteúdos nesse período de pandemia. Se assistir a uma aula pela internet já é difícil, isso se complica ainda mais quando se tem conteúdos ministrados apenas pela verbalização.
Uma aula preparada para a internet é diferente de uma mesma aula preparada para o ensino presencial onde muitos professores se valem, inclusive, de recursos cênicos para manterem uma aula interessante e capaz de fixar elementos essenciais de um conteúdo.
E o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – onde o aluno aposta todas as fichas do seu futuro fica comprometida quando são ministrados conteúdos previstos, porém, metodologicamente equivocados o que não é raro acontecer. É mais a regra do que exceção.
E em pior condição estão, ainda, os alunos que não dispõem do serviço de internet de qualquer tipo que vão fazer uma prova em condições de preparo intelectual completamente desiguais.
Estão, portanto, dados todos os elementos de concorrência desleal uma enorme fator de angústia para muitos que enxergam o desempenho na prova como a única perspectiva de frequentar um curso superior de alta demanda, como Medicina, por exemplo, em boas Universidades Públicas.
E não é demais lembrar, nestes tempos de pandemia, que você não pode estudar em grupo, um velho e bom hábito dos estudantes.
Se forem estudar juntos é indispensável turmas pequenas, com no máximo 5 pessoas, distanciadas uma das outras de 2 metros em todas as direções.
USE MÁSCARA, COBRINDO A BOCA E O NARIZ.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net