Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Cuiabá prepara postos de triagem e aplicação de testes rápidos para covid 19

Publicado em 21/05/2020 às 13:40



Cuiabá, com 650 mil habitantes, recebeu apenas 4.500 kits para testes que deverão ser aplicados em Postos de Triagem de forma aleatória.
Nestes Postos será possível fazer a aferição da temperatura corporal, a identificação de possíveis sintomas e aplicação de testes rápidos para detecção de casos assintomáticos e determinar o isolamento dessas possíveis fontes de contaminação.
Com pouco mais de 3 centenas de casos, a capital lidera em número de contágios, por ser a capital mais populosa do Estado e concentrar, ao redor, uma população su-perior 600 mil habitantes considerando Várzea Grande e cidades vizinhas num radio de até 90 km e que pressionam a infraestrutura de saúde pública.
A testagem rápida, mesmo numa população reduzida, permitirá fazer uma amostragem estatística e se aferir com um pouco mais de precisão a população efetivamente contaminada pelo novo coronavírus e os índices de contágio para estimar os casos totais, pois, o teste de detecção RT – PCR só é aplicado em profissionais da saúde ou casos graves.
As medidas restritivas foram totalmente desconsideradas pela população que não sabe usar máscaras, ainda se aglomera e não sabe fazer filas pouco se importando em se expor e expor outros a riscos.
O número de testes destinados pelo Ministério da Saúde, caso aplicado apenas aos profissionais do setor, não seria sequer suficiente para saber as condições de saúde do próprio segmento que registra mais de 5.000 profissionais ativos.
É, no entanto, o que se pode tratar com o ministro-interino da Saúde, general Pazuello que depende de que o fluxo de testes seja trazido de outros países, pois, o baixo volume de investimentos na Fiocruz, Butantan e outros centros de tratamento e estudos de doenças infecciosas deixaram de receber recursos suficientes para realizar pesquisas.
VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TER RESPONSABILIDADE SOCIAL COM OS QUE LHE SÃO PRÓXIMOS E COM A SOCIEDADE EM QUE VOCÊ VIVE.
EVITE SE EXPOR A RISCOS E NÃO COLOQUE EM RISCO OUTRAS PESSOAS POR ATITUDES IRRESPONSÁVEIS.
LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA OU DESINFETE AS MÃOS COM ÁLCOOL EM GEL.
USE MÁSCARA FACIAL DA FORMA CORRETA E NÃO SOB O QUEIXO OU DESAJUSTADA NO ROSTO.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net