Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Hospitais públicos vão atender casos de covid 19 de forma escalonada

Publicado em 20/05/2020 às 15:25



A Covid 19 pode evoluir de forma repentina o que tem levado a Saúde Pública a optar por outras formas de isolamento que não o isolamento exclusivamente domiciliar como vem acontecendo.
Há casos de pacientes que mal têm tempo ou condições de serem encaminhados a leitos de Unidade de Tratamento Intensivo por agravamento da síndrome respiratória.
O que se tem observado é que a rede de saúde fica completamente saturada e impossibilitada de ofertar serviços mais complexos como os que venham a requerer a intubação do paciente.
É essa rápida ocupação dos leitos especializados que preocupa as autoridades de saúde que buscam, de forma quase contínua, aumentar os leitos de terapia intensiva.
Mato Grosso adotou, no entanto, uma estratégia de escalonamento dos meios de combate à pandemia quando algum paciente demanda a saúde pública. As unidades básicas atuam em primeiro lugar e, na medida em que acompanham a evolução da doença, providenciam as outras etapas do tratamento que, depois da fase domiciliar, são encaminhados a leitos hospitalares com disponibilidades de Unidades de Terapia Intensiva.
Como a capital é referenciada para o tratamento da Covid 19 há, ainda, vagas nas instalações do antigo Pronto Socorro Municipal – quase cheio – enquanto outras unidades foram destinadas a outras doenças, como o Hospital São Benedito e o Hospital Municipal de Cuiabá.
O Estado oferta, em primeiro lugar, os leitos do Hospital Estadual Santa Casa e, em último caso, os pacientes ingressarão no Hospital Metropolitano onde há 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva aparelhadas para a Covid 19.
Espera-se que o desespero que se nota em outros Estados não venha a acontecer por aqui já que há um completo relaxamento nas medidas restritivas e o aumento de casos já está a exigir algum tipo de providência.
EVITE AGLOMERAÇÕES. SE ENTRAR EM FILA MANTENHA 1 METRO E MEIO DE DISTÂNCIA À FRENTE E NA LATERAL QUANDO A FILA FOR ESTABELECIDA AO AR LIVRE. EM RECINTOS FECHADOS FIQUE A 2 METROS DE DISTÂNCIA ENTRE CADA PESSOA.
LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM ÁGUA E SABÃO OU USE ÁLCOOL EM GEL.
USE A MÁSCARA FACIAL COBRINDO A BOCA E O NARIZ.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net