Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Dengue mata 15 pessoas até abril

Publicado em 14/05/2020 às 13:47



A Secretaria Estadual de Saúde, embora mais voltada para a Covid 19, registrou a morte de 15 pessoas vítimas da dengue até o final de abril.
Este ano tem sido particularmente insidioso para os cidadãos de Mato Grosso que viram as casos de dengue passaram de 18 mil para 29 mil casos este ano, um sinal de que a incidência da doença deve, infelizmente, aumentar o número de contágios neste ano e, com isso, levar mais pessoas à morte.
Ainda não se viu qualquer campanha nos grandes meios de comunicação tanto incentivando cuidados com a dengue quando meios de se evitar o contágio pela Covid 19 e isso pode estar fazendo a diferença.
Pessoas mantidas em distanciamento social e com a recomendação de permanecerem nas respectivas casas não podem deixar de fazer a limpeza habitual de terrenos e instalações que facilitem o acúmulo de água limpa e permitam a deposição de ovas para a eclosão de larvas e a subsequente multiplicação do mosquito transmissor da dengue, já velho conhecido.
O aumento da contaminação, apontam técnicos, se devem a novos tipos, inclusive o tipo 3, que ainda não tinha acontecido no Brasil já que é possível distinguir 4 tipos de patógenos capazes de provocar a infecção.
Quem já foi contaminado por 2 tipos adquiriu imunidade, mas, os novos tipos que parecem estar entrando no país pela fronteira Norte, são capazes de provocar a dengue hemorrágica já que a cada contaminação as pessoas se tornam mais suscetíveis de se contagiarem com a forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica.
Para evitar a dengue, limpeza é a regra geral.
QUANTO AO CORONAVÍRUS, MANTENHA A HIGIENE CORPORAL, LAVANDO AS MÃOS COM FREQUÊNCIA OU USANDO ÁLCOOL EM GEL E, SOBRETUDO, EVITANDO AGLOMERAÇÕES QUE FACILITEM A DISPERSÃO DO VÍRUS DA COVID 19.
USE MÁSCARA.
PROTEJA-SE!
 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net