Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Prova do enem preocupa pais e professores

Publicado em 14/05/2020 às 09:46



O Exame Nacional do Ensino Médio define a futura carreira de um aluno, as perspectivas de cursar uma Universidade no elenco das que tem em vista, mas, as dificuldades da prova exigem toda a dedicação de quem se prepara para esse certame nacional.
O ENEM foi um avanço e pode ser nivelador até certo ponto, porém, desta vez, com o surto do novo coronavírus, a ausência de aulas no estilo tradicional faz com que os estudantes dependam cada vez mais de si mesmos e dos livros que conseguem acessar.
E isso, por evidente, faz a diferença.
Um aluno que não tem condições financeiras de adquirir livros didáticos vai, por certo, ter um baixo desempenho e com isso frustrar os planos futuros.
O Ministério da Educação, por sua vez, não pretende alterar o calendário e mantém a realização do ENEM para as mesmas datas e condições previstas, ou seja, cada um deve se preparar como puder.
Há pouco tempo o Ministro da Educação, com a clareza costumeira e às raias da falta da educação em amplo sentido, declarou que a pandemia é para todos e, portanto, todos terão condições iguais de competição.
É um raciocínio tortuoso e evidentemente obtuso pois ignora a abissal diferença entre os candidatos oriundos das classes ricas e de quem mora na favela, para ficar num exemplo.
É uma questão grave de política educacional que vai reservar, nestes tempos de ataque pelo novo coronavírus, as melhores instituições de ensino para aqueles que têm mais dinheiro e, se algo tipo de compensação houver, será possível apenas pelo regime de cotas que não tem a adesão de algumas das mais modelares instituições de ensino.
ENTÃO, NESTES TEMPOS DE PANDEMIA, ESTUDE COMO PUDER, MAS ESTUDE.
TOME OS CUIDADOS DE COSTUME QUANDO SAIR DE CASA. EVITE AGLOMERAÇÕES, AULAS CONJUNTAS SEM O DISTANCIAMENTO SOCIAL E OUTRAS SITUAÇÕES DE RISCO COMO ENTRAR EM FILAS, POR EXEMPLO, SEM O CUIDADO DE MANTER A DISTÂNCIA DE, PELO MENOS, 1 METRO E MEIO À FRENTE OU NA LATERAL.
LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM ÁGUA E SABÃO OU DESINFETE COM ÁLCOOL EM GEL.
USE MÁSCARA.
PROTEJA-SE!
 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net