Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Flexibilização faz covid disparar

Publicado em 13/05/2020 às 15:15



Das primeiras 5 centenas de casos para mais de 1.000 casos, no ritmo atual, não serão necessários mais do que 2 semanas projetam alguns especialistas que alertaram para o aumento de casos devido à flexibilização das medidas restritivas.
A situação relativamente estável que colocava Mato Grosso num dos últimos lugares do número de mortos pela Covid 19 passa a ser mais ameaçadora depois da flexibilização autorizada ou simplesmente por desrespeito da própria sociedade.
Depois do luto por mais de 10 mil mortos pela Covid 19, Mato Grosso começa a evoluir para um estágio mais grave da contaminação com o vírus já circulando pela mais de centena de municípios que não dispõem de unidades especializadas para tratamento intensivo, mas, tão somente para encaminhamento a um Hospital de referência quando o estado de saúde dos pacientes se agrava.
Não há sequer testagem capaz de acompanhar o ritmo de casos suspeitos e a certeza da subnotificação deixa de ser apenas um assunto médico e evolui para um estado de alerta naturalmente incômodo.
O dilema saúde x (versus) economia foi resolvido por decreto ou por desobediência mesmo com o auxílio-emergencial para prover os recursos mínimos para as pessoas permanecerem em casa até um nível de contaminação inferior a 1, capaz de sinalizar uma perspectiva de não agravamento do quadro atual.
A opção pela bolso já está feita e os próximos 15 dias serão cruciais para se quantificar o ritmo de expansão da doença já que a estrutura hospitalar montada já saturou nos municípios onde há hospitais com unidades de terapia intensiva instaladas e sem vagas para novos pacientes.
O Hospital Metropolitano em Várzea Grande ainda não dispõe da quantidade de leitos e respiradores necessários embora ainda possa suportar ao menos mais meia centena de casos antes de comprometer totalmente a estrutura de saúde pública instalada, pois, a rede privada também já exibe sinais de saturação.
Ainda assim vamos insistir:
SE VOCÊ NÃO REALIZA QUALQUER ATIVIDADE ESSENCIAL FIQUE EM CASA. SE PRECISAR SAIR, EVITE AGLOMERAÇÕES OU FILAS E PRESTE ATENÇÃO NO DISTANCIAMENTO DE 1 METRO E MEIO ENTRE AS PESSOAS. EVITE TOCAR OBJETOS OU SUPERFÍCIES QUE POSSAM ESTAR CONTAMINADAS E ISSO É FÁCIL PERCEBER.
FAÇA A SUA PARTE PARA A PROTEÇÃO SUA E DE SUA FAMÍLIA.
USE MÁSCARA, E, MAIS UMA VEZ,
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net