Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Fiscalização do uso de máscaras vai contar com força policial

Publicado em 30/04/2020 às 15:49



Todos os 141 municípios de Mato Grosso estarão sujeitos à fiscalização do uso de máscaras faciais que vai organizar forças-tarefa para que a lei determinando esse uso seja cumprida para proteger a vida das pessoas.
Estabelecimentos públicos e privados de Cuiabá e Várzea Grande são os primeiros alvos da força-tarefa que reuniu fiscais da Vigilância Sanitária e grupos da Polícia Militar destacados para conferir o cumprimento da legislação em vigor.
A lei prevê multa de R$ 80,00 aos estabelecimentos que não disponibilizarem máscaras aos seus funcionários ou que permitirem a entrada de clientes sem a proteção facial já que a efetiva vigência da lei começa dia 5 de maio.
O uso de máscaras, comprova a ciência médica, é um poderoso instrumento para frear a propagação da Covid 19, pois, afirmam os especialistas em saúde pública, a máscara impede que que as gotículas de saliva de um portador do vírus sejam expelidas no ambiente e, consequentemente, evita que outras pessoas entrem em contato com superfícies contaminadas ou com gotículas expelidas por espirros sob a forma de aerossol.
Um exemplo prático é o balcão de uma loja ou escritório, ou até de uma escrivaninha ou mesa de trabalho. Sem a máscara, ao falar, a pessoa expele gotículas de saliva que vão se depositar na superfície desses objetos. Outra pessoa, ao tocar esses objetos e depois levar a mão ao nariz, aos olhos ou à boca, sem antes lavar as mãos ou usar álcool em gel, ficará contaminada.
Quando se usa a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido e, assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.
Assim, fica a recomendação: USE MÁSCARA E A SUBSTITUA A CADA DUAS OU TRÊS HORAS CASO FIQUEM MOLHADAS. TENHA UM SACO PLÁSTICO PARA DEPOSIÇÃO DAS MÁSCARAS USADAS E OUTRO PARA AS MÁSCARAS RESERVA. LAVE AS MÃOS ANTES DE SUBSTITUI-LAS SEMPRE SEGURANDO PELAS ALÇAS.
PROTEJA-SE!

 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net