Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Colapso do sistema de saúde em Manaus pode acontecer em Cuiabá

Publicado em 24/04/2020 às 13:47




Os números relativos à infecção por coronavírus em Cuiabá, capital de Mato Grosso, seguem uma trajetória ascendente e com tendência a acelerar.
Até agora o sistema de saúde não foi pressionado na sua maior intensidade, mas, na medida em que a cidade volta às atividades normais e o distanciamento social se torna irrelevante para a maioria das pessoas, está dado o primeiro passo para a saturação dos serviços de saúde.
Os resultados mostrados até agora decorrem mais da subnotificação do que do baixo índice de contaminação, afinal, só é testado para o exame de RT – PCR que detecta a infecção a partir do 2º dia em que se instalou, só é efetuado em pacientes com sintomas mais graves da doença.
Além da demora, como há poucos testes, eles são aplicados de maneira seletiva o que deixa um grande número de pessoas contaminadas mas assintomáticas ou com sintomas leves a ponto de serem confundidos com meros estados gripais, implicam nessa subnotificação.
Isso não deveria dar tranquilidade a ninguém já que a conurbação Cuiabá-Várzea Grande se aproxima do milhão de habitantes e com imensas desigualdades sociais, condição ideal para a propagação do vírus.
Disciplina, também, não é o forte da população cuiabana cuja adesão ao distanciamento social se deu com mais intensidade nos primeiros dias e depois foi relaxando como se este não fosse o momento ideal para evitar um incremento no número de casos capazes de colapsar o sistema de saúde.
Até que seja regulada a volta ao trabalho com restrições,
FIQUE EM CASA!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net