Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Feminicídio: casos aumentam 400% durante a quarentena

Publicado em 23/04/2020 às 11:41




O Forum Brasileiro de Segurança Pública comparou o mês de março com o mesmo mês do ano passado e concluiu que o crime de feminicídio teve aumento de 400%, um número surpreendente.
A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o impacto do distanciamento social devido ao novo coronavírus na vida das mulheres em situação de violência doméstica.
São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará foram os Estados nos quais foram compilados os registros e efetuada a comparação, lembrando que as medidas restritivas começaram em 16 de março.
Os mesmos Estados fazem parte da base comparativa e se constatou que foram 11 casos em Mato Grosso no ano de 2019, número que dobrou para 22 casos, mas, o recordista foi o Estado do Pará onde os casos subiram de 7 no primeiro trimestre para 20 neste ano.
Todos os demais casos de ocorrência com lesões corporais e outros a registrarem a denúncia pessoal sofreram redução e, no relatório final do Forum consta que “embora não seja possível afirmar que o incremento na violência letal entre mulheres se deve apenas em função das mudanças impostas pela quarentena, que vulnerabiliza ainda mais mulheres que vivem em situação de violência doméstica, por certo esta é uma hipótese forte a ser considerada e que exigirá o acompanhamento do Estado e da sociedade civil organizada.
O estudo recomenda, ainda, que qualquer sinal de violência possível seja comunicado ao telefone 180, Central de Atendimento da Mulher.
E, caso tenha necessidade de comparecer pessoalmente a uma repartição da Polícia, não vacile, pois, pode estar colocando a sua vida em risco.
Quanto ao novo coronavírus,
FIQUE EM CASA!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net