Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Bom dia Agro Entrevista: Emanuele de Almeida, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea)

Publicado por Giro Conti em 14/02/2023 às 10:26



Por Jenisson Viana

A jornalista Dejane Arnhold recebeu no Bom Dia Agro Entrevista a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Emanuele de Almeida. Dentre os assuntos abordados, ela falou sobre o fim da vacinação da Febre Aftosa.

De acordo com a presidente do Indea, a retirada da vacinação da Febre Aftosa faz parte de um plano estratégico do Ministério da Agricultura (Mapa) onde o instituto conseguiu atingir e cumprir todos os requisitos necessários para a retirada da vacinação.

“Continuamos a ser auditados pelo Mapa agora no ano de 2023. Deixaremos de vacinar, mas será pleiteado junto à Organização Mundial de Saúde Animal o status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação”, afirmou a presidente. Emanuele disse que no final deste ano, o Mapa, representando o estado de Mato Grosso e os demais estados que alcançaram essa retirada de vacinação, vai buscar essa certificação para que os estados possam ter o status reconhecido internacionalmente e consequentemente a abertura de benefícios para os produtores.

A presidente destacou que a mudança para o Indea, para o produtor e para a iniciativa privada será que não haverá vigilância ativa. “Agora nós passaremos a fazer uma vigilância integrativa, o Indea e os produtores farão a vigilância de forma mais passiva em sua propriedade. O produtor tem que ser os olhos da sanidade estadual do estado de Mato grosso”, destacou Emanuele.

Emanuele ponderou que constantemente são avaliados por um plano nacional, que entre 2017 a 2021 foram analisados 41 itens e que o estado de Mato Grosso conseguiu a nota 3.8, sendo 5 a nota de excelência.

“Nesses últimos três anos o estado de Mato Grosso teve uma alavanca de investimento por parte do governo do estado, nós tivemos uma mudança de cultura, de atitude, tudo isso fez com que a nossa nota se elevasse e estamos buscando muito mais melhorias em relação a pessoal, estrutura e condição de trabalho”, pontuou a presidente. 


O Programa

O  Bom dia Agro é seu companheiro no começo das manhãs. De terça a sexta, das 5h às 6h da manhã, Dejane Arnhold e Sérgio Ferreira, trazem as informações sobre o que acontece no campo de um jeito leve, com linguagem clara, conteúdo de credibilidade e muita música boa.

Veja na íntegra

Fonte: Giro Conti

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net