Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Secretário de Cultura de Cuiabá promete um grande Carnaval para 2024

Publicado por Giro Conti em 09/02/2023 às 09:39

Por Jenisson Viana

Justino Astrevo, secretário adjunto de Cultura de Cuiabá e conhecido como Lau, da dupla com Nico, foi o entrevistado desta quinta-feira do Giro Conti.

O secretário falou sobre a importância do carnaval para a baixada cuiabana. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, irá promover o “Carnaval 2023” em três pontos da cidade: na Praça da Mandioca, Praça 8 de abril e no Calçadão Ricardo Franco. Serão seis dias de folia no mês de fevereiro (12, 17, 18, 19, 20 e 21).

Para 2024 está sendo organizado um grande carnaval, buscando valorizar os pontos da cidade e evidenciar a organização social, dialogando com os poderes Municipal, Estadual e Federal. Para isso, criou-se a Liga Independente das Escolas de Bloco.

“Conseguimos emenda parlamentar numa quantidade de volume de recurso já para o carnaval de 2024, exatamente para não ficar no mês de novembro e dezembro na porta da prefeitura esperando recurso para saber se vão desfilar ou não”, afirmou Justino.

Acerca do momento cultural no país, o secretário também elucidou sobre a questão da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Ele usou o exemplo recente que reverberou de maneira negativa da atriz Cláudia Raia. “Aquilo é uma carta de permissão de captação desse recurso junto à iniciativa privada”, pontuou Justino sobre a aprovação do projeto e do valor destinado à artista.

Justino explicou que para chegar nesse ponto ela apresentou um projeto que foi analisado por um grupo de especialistas para saber da importância para a cultura e para o entretenimento, além de informações sobre a geração de emprego e renda.

“Aprovado a proposta, o governo emite uma carta que é uma permissão de captação desse recurso junto à iniciativa privada”, frisou o secretário, que lembrou que essa empresa pode destinar até 3% para apoiar as atividades culturais, deduzindo posteriormente no Imposto de Renda. “Uma sistemática que não tira dinheiro da Saúde e nem da Educação”, conclui.

O secretário disse que no Município e no Estado o apoio à Cultura funciona através do Fundo. “O governo municipal e estadual faz uma renúncia no começo do ano da quantidade monetária que vai investir em cultura, daí são apresentados os projetos para concorrer”, disse Justino, que esclareceu que normalmente são muitos projetos e que o recurso acaba não dando conta. Ele pontuou ainda que existe a necessidade de uma prestação de contas muito detalhada, com a apresentação de todas as notas e extratos de movimentação bancária.

Veja na íntegra

Fonte: Giro Conti

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net