De acordo com dados levantados pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) e divulgado pela Fecomércio-MT, a capital mato-grossense movimentou mais de R$ 4,1 bilhões em negociação imobiliária no ano passado, valor 4,32% menor do que o registrado no ano anterior. O estado também mostrou um recuo de 13,32% no número de unidades transacionadas, passando de 11.910 em 2021 para 10.510 em 2022.
Marco Pessoz, presidente do Secovi-MT, ressaltou que por conta da pesquisa ser trimestral dá para perceber o detalhadamente do movimento que o mercado vai fazendo. Ele citou como exemplo o momento pós-pandemia e durante a pandemia, que ocorreu uma migração expressiva para área de terrenos, um aumento de mais de 60%, lembrando que ocorreu um aumento na mesma ordem para imóveis horizontais.
Sobre o atual cenário, Pessoz disse que por conta do momento eleitoral, por conta da alta de juros do financiamento, que teve uma redução de quase 20% no valor financiado de 2021 para 2022, ocorreram mudanças. “Nesse último trimestre nós percebemos uma redução bastante expressiva na ordem de 30% na venda de terrenos comparado com o ano passado e também na venda de imóveis de casas, no perfil de médio e alto padrão, onde perdemos essa freada”, afirmou o presidente.
Se em Cuiabá ocorreu uma redução, na cidade de Várzea Grande o movimento foi outro, seja em números de transações, seja em números financeiros”. O presidente da Secovi-MT falou da parceria com a Prefeitura por meio do prefeito Kalil Baracat (MDB).
“Na minha análise eu entendo que os produtos que tiveram um recuo expressivo em Cuiabá que é classe a e b, em várzea grande eles são menores que Cuiabá, então essa redução que também houve nesse perfil não afetou a pesquisa em geral que envolve a cidade toda, porque o perfil do consumo em várzea grande é diferente de Cuiabá”, frisou Pessoz.
Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT Fone: (65) 3642-3947 [email protected] Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Redes Sociais