Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Secretário de Estado de Educação fala sobre o ano letivo de 2023

Publicado por Giro Conti em 23/01/2023 às 10:28

Por Jenisson Viana

Na manhã desta segunda-feira (23), o secretário de Educação do estado de Mato Grosso foi o entrevistado do Giro Conti. Porto falou sobre a necessidade de recuperação estudantil frente às dificuldades de 2020 e 2021 com as escolas fechadas.

O secretário citou que o currículo foi pensado para a recomposição da aprendizagem dos estudantes, com materiais estruturados, formação continuada dos professores e salas de aula com tecnologia de ponta.
 
“Nós vamos estar avaliando esses estudantes a cada bimestre, para a gente verificar como tem andado essa recuperação e recomposição da aprendizagem. Trabalhando nas três frentes: acesso, permanência e aprendizagem”, pontuou Porto. 
 
O secretário de Educação lembrou que existem 670 escolas no estado, e que para o ano de 2023 a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) vai premiar os 30 melhores estudantes por escolas, buscando incentivar uma boa performance por parte deles.
 
Porto destacou que o objetivo da gestão Mauro Mendes é terminar entre os 10 melhores estados no quesito educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) já mostrou uma melhora, o estado saiu da 23ª para 19ª posição no resultado divulgado em 2022. “Aumentamos 18.9% na aprendizagem, saímos da nota 4.2 e fomos para 5.1, isso demonstra que as políticas estão surtindo efeito”, frisou o secretário.
 
Por fim, o secretário da SEDUC destacou o trabalho conjunto que vem sendo realizado, onde existirá premiação para todos envolvidos no processo de aprendizagem.
 
“Tem um programa forte de valorização do professor, esse ano foi aprovado uma lei na Assembleia, onde o diretor escolar, o secretário escolar e o coordenador de todas as escolas vão ter um incremento de 33%. Esses profissionais trabalham 40 horas e só recebiam por 30 horas, a gente faz uma correção, além desse regime integral, eles recebem dedicação exclusiva, então hoje esses gestores da unidade terão bons salários para que tenham condição de fazer uma boa gestão em suas unidades escolares”, concluiu Porto. 

Veja na íntegra

Fonte: Giro Conti

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net