Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

SES manda fechar 100 leitos de UTI em 5 cidades de MT

Publicado por Giro Conti em 16/09/2021 às 10:20



Por Davi Vittorazzi

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou cinco municípios de Mato Grosso sobre o bloqueio e suspensão do cofinanciamento de 100 leitos de UTI para internações com a Covid-19.

Segundo a pasta, a medida levou em consideração a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus, conforme dados do Painel Interativo da Covid-19 desta quarta-feira (15.09), estava em 51,46%. Apesar disso, em algumas unidades há pacientes internados com a doença.

A SES notificou desde de 10 de setembro às Secretarias Municipais de Saúde e foram bloqueados e suspensos o cofinanciamento estadual ao custeio de 10 leitos de UTI do Hospital Santa Casa de Rondonópolis; 10 leitos de UTI do Hospital Santa Rita, em Alta Floresta; 15 leitos de UTI do Hospital Regional de Nova Mutum; 5 leitos de UTI do Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde, e 60 leitos de UTI do Hospital São Benedito, em Cuiabá, segundo a pasta.

No hospital São Benetido, da capital, após bloqueio das unidades, a SES pediu que 3 leitos fossem disponibilizados para pacientes do interior. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, o hospital teve 48 dos 60 leitos bloqueados desde o dia 10 deste mês.

De acordo com o Estado, se não fossem bloqueados os leitos seriam pagos sem a devida utilização.

Leia também: 
Centro de Triagem atenderá três vezes por semana até o dia 15 de outubro

As gestões municipais têm ciência de que o cofinanciamento de leitos é realizado enquanto perdura a necessidade, podendo haver a suspensão imediata no momento em que há a diminuição da demanda por internação.

Além da constante redução na taxa de ocupação dos leitos, a decisão considera ainda a necessidade do retorno gradativo a o atendimento público e à realização de cirurgias eletivas. 

Hospitais Regionais
Nos hospitais Regionais, a SES também realiza o reordenamento dos leitos de Covid-19. No momento, cerca de 80 leitos de UTI dos hospitais geridos pelo Estado foram bloqueados. Parte desses leitos serão destinados para o atendimento de cirurgias eletivas.

 
Continue informado no Portal Giro Conti, clique aqui.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net