Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Lote com 2 milhões de doses de vacinas da Covax Facility chega a SP

Publicado por Giro Conti em 03/05/2021 às 11:09

 

Thâmara Kaoru, da CNN Brasil, em São Paulo

O Brasil recebeu, neste domingo (2), mais um lote de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility. A carga com cerca de 2 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca desembarcou por volta das 16h17 no aeroporto de Guarulhos e foi recebida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ao todo, neste domingo, foram entregues 3,8 milhões de doses. O país já havia recebido um carregamento com 1,73 milhão de doses durante a madrugada. Com as mais de 220 mil doses recebidas no sábado (1º), a remessa completa um total de cerca de 4 milhões de doses do consórcio que serão distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo Queiroga, as 4 milhões de doses começam a ser distribuídas em, no máximo, 48 horas para estados e municípios.

"Já deveríamos ter recebido essas doses desde janeiro, todavia, em função das dificuldades com vacinas em todo o mundo, só estamos recebendo agora. Mas isso é um grande avanço, pois significa um esforço do governo federal através da ampliação das nossas relações com a Organização Mundial da Saúde", afirmou Queiroga.

Confira os detalhes das doses que chegaram neste fim de semana:

220.800 doses foram recebidas no sábado (1º)
1.735.200 doses foram recebidas neste domingo (2) em um primeiro voo, às 4h20
2.025.600 doses foram recebidas neste domingo (2) em um segundo voo, às 16h17 

Mais vacinas
Na última quinta-feira (29), chegou ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer, com um total de 1 milhão de doses. A distribuição destas doses nas capitais brasileiras começa nesta segunda-feira (3). A quantidade de imunizantes que irá para cada cidade ainda está sendo discutida pelas autoridades. 

Na sexta-feira (30), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou mais 6,5 milhões de doses. Para maio, a fundação prevê o fornecimento de 21,5 milhões de doses. No mesmo dia, o Instituto Butantan antecipou a entrega de 600 mil doses da Coronavac, parte de um novo lote de 5,4 milhões de vacinas. Segundo o instituto, a liberação estava prevista para 3 de maio.

A entrega das vacinas chega em um momento em que ao menos seis capitais tiveram que paralisar a imunização devido à falta de vacinas. De acordo com levantamento da Agência CNN, faltam vacinas em Porto Velho, Porto Alegre, Aracaju, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Sobre o consórcio
As primeiras doses do consórcio foram recebidas no dia 21 de março, quando foram entregues mais de 1 milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O acordo do Brasil com o consórcio, que é uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê mais de 42 milhões de doses neste ano.

O consórcio Covax Facility é um esforço global da Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi), da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).




 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net