Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Enem 2020: veja o que levar no dia da prova

Publicado por Redação em 15/01/2021 às 16:07

 
No próximo domingo, 17 de janeiro, cerca de 5,6 milhões de pessoas vão participar da primeira etapa de provas do Enem 2020. A versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá em dois dias (17 e 24 de janeiro) para 5,6 milhões. Já a versão digital irá testar os conhecimentos de 96 mil participantes nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021. Você já sabe o que precisa levar para fazer o Enem 2020? Veja abaixo os itens obrigatórios e outros que são recomendados para a hora da prova.

Regras do Enem 2020

Para não correr o risco de virar meme como um dos atrasados do Enem, fique atento aos horários:

17 de janeiro - 1º domingo de provas

11h30 - Abertura dos portões
13h - Fechamento dos portões
13h30 - Início das provas
19h - Término das provas
20h - Término das provas - participantes com tempo adicional
21h - Término das provas - participantes da videoprova em Libras

24 de janeiro - 2º domingo de provas

11h30 - Abertura dos portões
13h - Fechamento dos portões
13h30 - Início das provas
18h30 - Término das provas
19h30 - Término das provas - participantes com tempo adicional
20h30 - Término das provas - participantes da videoprova em Libras

Itens obrigatórios para o Enem 2020

Máscara de proteção - O uso de máscara será obrigatório durante todo o período de realização da prova, ou seja, desde o momento em que o participante chega no local de prova até a sua saída. A máscara deve cobrir nariz e boca e só deve ser removida durante o procedimento de identificação, na entrada da sala. É recomendado também que o inscrito leve mais de uma máscara para realizar a troca. O participante que se recusar, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

Documento com foto - A apresentação de documento original e com foto é imprescindível para ingressar no local de prova. O Inep ressalta ainda que não serão aceitos cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais apresentados eletronicamente. Confira logo abaixo a lista de documentos que são permitidos no Enem.

Caneta preta - Está em dúvida de qual caneta levar? Para fazer o Enem 2020 o candidato poderá utilizar somente caneta esferográfica na cor preta e que seja fabricada em material transparente.

Itens recomendados que o participante leve:

Álcool em gel - Nos locais em que serão aplicadas as provas será disponibilizado recipiente com álcool em gel, mas também é recomendado que o participante leve um para uso individual. A higienização das mãos deverá ser realizada antes de ingressar na sala de prova.

Cartão de Confirmação de Inscrição - É nele que você vai encontrar todas as informações necessárias para se localizar no dia da prova. No cartão estarão impressas as informações de local, horário, número de inscrição e também vai constar se o participante precisa de atendimento especial, caso solicitado. O documento está disponível na Página do Participante.

Declaração de Comparecimento impressa - Caso precise justificar sua ausência, para aqueles que vão faltar ao trabalho para realizar a prova, o documento serve para comprovar que você compareceu no Enem 2020.

Itens que são proibidos de portar (fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador):

Declaração de Comparecimento impressa.
Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
Livros, manuais, impressos, anotações.
Protetor auricular.
Relógio de qualquer tipo.
Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

É permitido levar comida no Enem 2020?

O participante poderá levar lanche, desde que este esteja em embalagem lacrada ou em recipiente transparente. O candidato também deverá permitir que o lanche seja vistoriado pelo aplicador, respeitando os protocolos de proteção à Covid-19.

A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverão respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19. Durante a realização da prova, a retirada da máscara será permitida para ingestão de líquidos e alimentação.

Quais documentos devo levar no dia da prova?

Para fazer o Enem 2020, o participante deve apresentar somente UM documento original e com foto. São permitidos os seguintes documentos:

Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997.
Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017.
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5de fevereiro de 2018.
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
Passaporte.
Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.

Conteúdo das provas do Enem 2020

No primeiro dia de provas, os participantes vão responder a 45 questões sobre as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Já no segundo dia a prova terá duração de 5 horas e as questões serão sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Enem 2020: como saber o meu local de prova?

Para descobrir o local em que você fará as provas do Enem basta consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Nele você encontrará todas as informações necessárias para o dia da prova. O documento está disponível para consulta e impressão na Página do Participante.

É importante lembrar que o Inep antecipou a abertura dos portões em meia hora para evitar aglomerações. Portanto, a partir das 11h30min do domingo (horário de Brasília) os participantes já poderão ingressar no local em que irão realizar o exame. O fechamento dos portões irá ocorrer às 13h.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net