Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Itamaraty confirma a importação de doses da vacina de Oxford produzida na índia

Publicado por Redação em 06/01/2021 às 13:59

 

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, que foram produzidas na Índia. Depois da importação ser autorizada pela Anvisa, o Itamaraty divulgou que as doses começam a chegar no Brasil ainda em janeiro.

Apesar da importação ser liberada, ainda não há autorização da Anvisa para as doses serem aplicadas na população. 

Na última segunda-feira (4) o Itamaraty precisou entrar em negociações após o instituto indiano Serum, responsável pela produção das 2 milhões de doses, informar que o governo local havia proibido exportações da vacina. Na terça (5), em novo comunicado, o Serum já havia voltado atrás e informado que a exportação da vacina seria permitida a todos os países. 

No comunicado divulgado, a Serum e a Bharat Biotech – laboratório indiano que produz uma outra vacina contra a Covid-19, a Covaxin – disseram ter um compromisso de fornecer acesso global às vacinas fabricadas pelas duas empresas. Nenhum país é mencionado especificamente na nota.

Poonawalla e Krishna Ella, diretor da Bharat Biotech, comunicaram a "intenção conjunta" de "desenvolver, manufaturar e fornecer as vacinas contra a Covid-19 para a Índia e globalmente".

"Agora que duas vacinas receberam autorização de uso emergencial na Índia, o foco é na manufatura, fornecimento e distribuição", dizem as empresas, que afirmam estar "totalmente engajadas" no processo.

"Cada uma das nossas empresas continua suas atividades de desenvolvimento de vacinas para a Covid-19 conforme planejado", continua o texto.

Os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde divulgaram uma nota conjunta em que afirmam que "não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da Índia para exportação de doses de vacina contra o novo coronavírus produzidas por farmacêuticas indianas."

A nota diz ainda que o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, se reuniu na segunda com o embaixador da Índia em Brasília para tratar da entrega das doses da vacina.

De acordo com os ministérios, "a Embaixada do Brasil em Nova Delhi, por sua vez, está em contato permanente com autoridades indianas para reforçar a importância do início da vacinação no Brasil."


 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net