Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Mesmo durante pandemia, quase metade das empresas não investiram na saúde mental de seus funcionários

Publicado por Redação em 28/12/2020 às 15:24

 

Um em cada quatro brasileiros sente que a empresa em que trabalha não está preocupada com a saúde mental do funcionário. Uma pesquisa realizada pela empresa Vittude mostra que isso não é só uma impressão dos funcionários. Desde o início da pandemia, 47% das empresas não tomaram nenhuma iniciativa para melhorar a saúde mental dos funcionários. 
 
Entre as que tomaram alguma iniciativa, apenas 11% das empresas forneceram terapia pelo plano de saúde e 18% tem alguma equipe de saúde psicológica no local.
 
Problemas de insônia e ansiedade foram os mais relatados pelos profissionais ouvidos, com 33% de ocorrência dos dois casos.
 
Desde o início da pandemia, o debate sobre os impactos do isolamento social sobre a saúde mental tem ganhado força. Outra pesquisa divulgada em setembro mostra que 37% das empresas registraram aumento de doenças psiquiátricas.
 
Quase metade dos entrevistados afirma que deixou de fazer aquilo que lhes dava prazer, como atividades físicas ou de lazer. Para 33%, houve sobrecarregamento com o acúmulo de funções e 24% tiveram dificuldades em manter a rotina de casa funcionando. 
 
Entre as fontes de sentimentos ruins apontadas pelos brasileiros estavam as notícias e as redes sociais. 42% dois entrevistados acredita que as redes sociais contribuemdiretamente para quadros de ansiedade.
 
Antes da pandemia, dados da Organização Mundial da Saúde já apontavam o Brasil como o que tem maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.
 
Apesar do aumento dos sintomas relacionados à ansiedade e depressão, 62% das pessoas afirma que passaram a entender mais a importância de cuidar da saúde mental durante esse período.

Fonte: Exame

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net