Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Locação de imóveis fica mais difícil com elevação do índice geral de preços do mercado que subiu mais de 17%

Publicado em 08/10/2020 às 11:40


O Índice geral de Preços do Mercado, reconhecido pela sigla IGPM, desgarrou-se da inflação pela própria metodologia de cálculo que incorpora nos preços de atacado até as variações cambiais e há que se reconhecer que o câmbio tem sido indócil com a economia brasileira.
Com a construção civil demonstrando sinais de vitalidade, apesar da pandemia, a oferta de imóveis já vem aumentando devido às taxas mais baixas para financiamento de imóveis.
O mercado de locação de imóveis, tanto para fins comerciais quando para fins residenciais, sofre o impacto deste índice já que tanto empresas quanto empregados terão dificuldades de absorver um aumento no valor dos aluguéis desse tamanho, ou seja, uma nova fatura que ultrapassa os 17% caso se aplique a cláusula automática de reajuste nos preços dos aluguéis, o que era bastante comum.
Uma economia com inflação baixa, pouca disponibilidade de capital e baixa oferta de empregos, não comporta reajustes tanto de alimentos quanto de outros componentes que integram o mercado em situações bastante específicas quanto os aluguéis.
Quem for renovar o contrato agora precisa conversar com o inquilino e ambos devem encontrar fórmulas adequadas de reajuste, pois, do que contrário haverá dificuldades insuperáveis para ambas.
Explica-se: o “home office”, ou seja, o trabalho remoto, veio para ficar como uma nova variável no mercado de aluguéis imobiliários inclusive no mercado corporativo e, imóveis residenciais sobrando, não configuram a melhor situação para intransigências.
Negociar, dentro da realidade econômica, é a melhor condição que se pode obter neste momento, pois, é um inevitável reajuste na economia que será de muito difícil transposição.
E AQUI VAI UMA RECOMENDAÇÃO DO FIQUE POR DENTRO PARA INQUILINOS E PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS: UMA BOA CONVERSA À MESA, COM DISCUSSÃO SOBRE AS REAIS POSSIBILIDADES E NECESSIDADES DE CADA UM É A MELHOR SOLUÇÃO PARA ESSES TEMPOS DE PANDEMIA.
E O DITADO POPULAR JÁ CONSAGRA QUE “CONVERSAR NÃO ARRANCA PEDAÇO!”, OU SEJA, A BUSCA DO ENTENDIMENTO É SEMPRE MELHOR DO QUE QUALQUER TIPO DE DISPUTA.
E É BOM LEMBRAR QUE A PANDEMIA NÃO ACABOU, PORTANTO,
EVITE AGLOMERAÇÕES, USE MÁSCARA COBRINDO A BOCA E O NARIZ E LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA OU USE ÁLCOOL EM GEL.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net