Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Cientistas criam jogo que ajuda a diagnosticar Alzheimer e outras doenças

Publicado em 14/08/2018 às 10:22

Um joguinho de celular capaz de mostrar como anda o senso de direção de seus usuários – e ainda revelar o risco de cada um deles desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras demências: essa é a proposta do Sea Hero Quest, idealizado por estudiosos do University College de Londres, na Inglaterra, e da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom e já coletou dados de mais de 2,5 milhões de pessoas, com idades entre 18 e 99 anos, de 195 países. O objetivo dos jogadores é caçar criaturas marinhas a bordo de um barco e fotografá-las quando são encontradas. O desafio é identificar as rotas certas a serem traçadas – o que exige habilidades como interpretar mapas e lembrar-se de detalhes.

Para a pesquisa, os cientistas britânicos utilizaram informações de 558 mil indivíduos de 57 nações e focaram no senso de direção dos participantes – um dos principais indicadores de como anda a saúde cognitiva. Além de identificar potenciais fatores de risco para as demências, também foi possível apontar diferenças de acordo com a origem geográfica dos voluntários. Habitantes de Finlândia, Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos e Austrália foram os que se saíram melhor em relação à navegação.

Outra constatação curiosa do estudo é que, em geral, homens têm melhor senso de direção do que as mulheres. Mas isso não quer dizer muito… “Nossos resultados demonstram que as diferenças cognitivas não são fixas, mas influenciadas pelo ambiente cultural e o papel da mulher em cada sociedade”, disse Antoide Coutrot, um dos autores do estudo, ao site da Deutsche Telekom. Em países desenvolvidos e com menor desigualdade de gênero a performance entre os sexos não foi tão divergente.

E mais: se você já passou da adolescência e percebeu que sua capacidade de se localizar piorou, não é apenas impressão. Segundo a investigação, essa é uma aptidão que vamos perdendo aos poucos a partir dos 19 anos de idade. Mas, no que depender dos experts britânicos, o Sea Hero Quest seguirá sendo aprimorado para que tecnologias como essa sejam, cada vez mais, ferramentas certeiras contra o declínio da mente.

Fonte: https://super.abril.com.br/saude/cientistas-criam-jogo-que-ajuda-a-diagnosticar-alzheimer-e-outras-doencas/

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net