Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Os riscos de aplicar anestesia em locais com tatuagem

Publicado por FOTO: PIXABAY em 26/03/2019 às 09:13

Você está pensando em fazer alguma tatuagem? Se a resposta for sim, é melhor pensar bem na parte do corpo em que ela será feita, já que você passará por algumas limitações se tiver que passar por uma cirurgia, como a cesariana.

De acordo com o Oscar César Pires, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 2015, aplicar uma anestesia em cima de uma tatuagem faz com que a tinta entre dentro do organismo e cause sérias consequências. "A literatura já prova que qualquer produto aplicado na pele em que será feita a anestesia pode causar problemas. Até mesmo o antisséptico pode ser passado para a agulha e depois para o organismo, criando uma infecção", explica o especialista.

O problema de a tinta ser levada para dentro do organismo pode ser causado por qualquer tipo de injeção mas, segundo Pires, a anestesia é ainda mais preocupante porque ela é inserida no sistema nervoso central. Isso pode causar um processo inflamatório e, como consequência, a um déficit neurológico, formigamento em alguma área do corpo, diminuição da força em uma perna e até a paraplegia. 

A solução seria fazer uma anestesia geral, sem nenhuma aplicação com agulha. Além disso, seria possível fazer um corte de 0,5 centímetro na pele para que a injeção fosse aplicada diretamente na epiderme, sem passar pela tinta. De acordo com Pires, o corte seria tão pequeno que deixaria uma cicatriz mínima e praticamente irrelevante.

O anestesista reforça que é papel dos médicos esclarecer os ricos e as opções de anestesia considerando a tatuagem: “Se o médico acreditar que não tem problema aplicar uma anestesia assim, é porque ele não está atualizado”.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/03/os-riscos-de-aplicar-anestesia-em-locais-com-tatuagem.html

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net