Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Confira dicas para curtir o carnaval com a saúde em dia

Publicado por Governo Federal em 28/02/2019 às 10:22

A poucos dias de um dos feriados mais esperados do ano, é evidente que fantasias, passagens, abadás e ingressos já estão sendo providenciados. Tão importante quanto o roteiro de blocos e as fantasias, os cuidados com a saúde e o bem estar não podem ficar de fora da lista. Confira nossas dicas:

Use roupas leves

Carnaval combina com verão e calor. Por isso, prefira roupas leves e não tão justas, que permitam brincar com conforto e transpirar.

Cuide da pele

Produto indispensável para quem passa o dia fora, o protetor solar é o melhor aliado, além de sempre que possível, ficar na sombra. Para que o protetor não tenha sua eficácia comprometida, é importante usar o tipo adequado para sua pele, reaplicá-lo a cada duas horas ou após suar muito, usar uma quantidade suficiente para corpo e rosto e checar a validade do produto.

Se alimente bem

Não tem como ter energia para pular e dançar sem se alimentar bem. Alimentos gordurosos e salgados devem ser evitados, já que podem elevar a pressão arterial ou, em excesso, causar dores de estômago e diarreia. “Alimentos leves, como frutas, porque os carboidratos vão dar a energia necessária. É bom evitar comidas pesadas ou gordurosas, porque o organismo acabará se concentrando para digerir e aí dá mais trabalho pra pular o carnaval. Também é bom não passar muito tempo sem comer”, alerta o médico Aristóteles Cardona.

Beba água

Mantenha-se hidratado! Repor os líquidos é importante para evitar episódios de desidratação e até mesmo de insolação, como alerta Aristóteles “Se perde muito líquido pelo suor, urina e pela respiração. O ideal é repor com água ou sucos leves. De uma maneira geral, os refrigerantes não são tão bons pela quantidade de açúcar e outros elementos que não são bons para hidratação”.

Tenha uma boa noite de sono

Depois de tantas horas de folia, o corpo pede descanso. O indicado é dormir pelo menos oito horas seguidas, para garantir que o organismo se prepare para o dia seguinte. É durante o sono noturno que produzimos a melatonina, um hormônio que é responsável pela regeneração das células e o combate a inflamações.

Combata as dores musculares

Depois de tanto frevo, é comum sentir dores nas costas ou nas pernas. A fisioterapeuta Camila Sá indica exercícios após a folia “É bom deixar as pernas elevadas acima do nível da cabeça, com a pessoa deitada e os pés sob almofadas por 10 minutos, fazendo movimentos que imitam a pisada em um acelerador” Já para as costas, “É bom fazer alongamento após a festa, com um minuto em cada posição. É bom alongar a panturrilha, as coxas e colocar a mão na coluna esticando bem o peito pra frente. Também importante beber bastante água”, explica.

Álcool na medida

Beba com moderação! Os sintomas de ressaca no dia seguinte são sinais de que seu corpo abusou do álcool. A hidratação é mais importante ainda quando se está consumindo bebidas alcoólicas. “A ressaca nada mais é que o corpo sofrendo para se recuperar por conta do alto consumo de álcool”, explica Aristóteles. Se mesmo assim a ressaca vier, opte por alimentos como o mel, rico em frutose, que ajuda a eliminar o álcool do organismo; e legumes, que vão repor o sal e o potássio que foram embora durante o consumo das bebidas. Medicamentos como o paracetamol devem ser evitados no período, pois podem sobrecarregar o fígado.

Cuidado na estrada

Especialmente para quem viaja de carro, é importante tomar alguns cuidados para viajar com segurança. Se for viajar à noite, evite ir sozinho. Ir com alguém pode espantar o sono e ajuda resolver algum imprevisto que pode surgir no trajeto. É bom fazer pausas durante a viagem para alongar os músculos, beber água e comer algo, o que também evita a fadiga durante o deslocamento.

Se proteja

Em nenhuma hipótese deixe de se proteger contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O método mais simples efetivo são as camisinhas, tanto a masculina quanto a feminina, que previnem a sífilis, herpes genital e também a contração do vírus HIV. Não indicado consumir pílulas do dia seguinte com frequência, pois perdem a eficácia, ainda mais se aliadas ao consumo de álcool.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2019/02/27/confira-dicas-para-curtir-o-carnaval-com-a-saude-em-dia/

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net