Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Nasa anuncia fim das atividades do robô Opportunity em Marte

Publicado por Nasa em 14/02/2019 às 08:53

O robô Opportunity, que está em Marte desde 2004 e confirmou a existência de água no planeta, foi declarado "morto" pela agência espacial americana (Nasa) nesta quarta-feira (13). Isso encerra oficialmente uma das missões mais bem-sucedidas da história da exploração do sistema solar.

O contato foi perdido em 10 de junho de 2018, quando uma tempestade de poeira envolveu o planeta vermelho e escureceu a atmosfera por vários meses. O veículo foi impedido, então, de recarregar as baterias solares.

Após oito meses e centenas de mensagens enviadas da Terra sem uma resposta, a Nasa anunciou que a última tentativa foi feita na noite de terça-feira (12). A comunidade de pesquisadores e engenheiros envolvidos no programa está "de luto pela morte" do robô.

"Passamos a noite no laboratório JPL pelas últimas ordens enviadas ao robô Opportunity em Marte. Foi tranquilo, choramos, nos abraçamos, compartilhamos lembranças e risos", tuitou Tanya Harrison, diretora de pesquisa da Universidade do Estado do Arizona e colaboradora do programa em Los Angeles.

"É muito emocionante saber que eu realmente estive lá para ela até o final", escreveu a pesquisadora, referindo-se no feminino ao Opportunity Keri Bean, que teve o "privilégio" de enviar a mensagem final ao robô na tarde desta terça-feira.

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/13/nasa-anuncia-fim-das-atividades-do-robo-opportunity-em-marte.ghtml

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net