Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Programa Cidade Viva será retomado e pinturas voltarão a colorir estruturas de mobilidade urbana da Capital

Publicado por Giro Conti em 04/04/2022 às 09:32



Por Bruno Vicente
 
Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, anunciou nesta semana que a Prefeitura de Cuiabá irá retomar o programa “Cidade Viva”. Segundo ele, o órgão municipal está realizando um levantamento das estruturas que podem ser contempladas pela iniciativa ainda ao longo deste ano.

O Cidade Viva foi implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2017, com o objetivo de criar museus a céu aberto. Para isso, por meio do trabalho feito por artistas plásticos regionais, o cinza do concreto armado dos viadutos existentes na Capital é substituído por pinturas coloridas. O retorno da ação ainda está na fase de planejamento, mas a previsão é que o ponto de partida seja o elevado da MT-040, na entrada do bairro Parque Cuiabá.

“Esse é um projeto criado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que foi muito bem desenvolvido pelo vice-prefeito José Roberto Stopa quando estava à frente da Secretaria de Serviços Urbanos. É uma ação aparentemente simples, mas que causa um impacto muito positivo na cidade. O visual muda completamente, fica mais bonito, agradável, inovador e moderno”, comenta o diretor-geral.

Para Júnior Leite, além do embelezamento da cidade, o Cidade Viva também cumpre com um importante papel de valorização dos artistas regionais. “Nossa terra é repleta de pessoas talentosas, que possuem o dom de retratar de forma espetacular nossa cultura. O que estamos fazendo, é fomentar uma parceria que é boa para todos os envolvidos, inclusive para a população cuiabana”, completa.

O PROGRAMA

Iniciado em 2017, o Cidade Viva aproveita as estruturas de mobilidade urbana, situadas nas vias de grande fluxo da cidade, dando a oportunidade para que artistas exibam nesses locais, por meio da pintura, elementos culturais que representam a rica história cuiabana. Já participaram da iniciativa nomes como Frede Fogaça, Regis Gomes, Babu 78, Zilda Barradas, Odete Venâncio, Benedito Silva, Sérgio Venny, entre outros.

Desde sua criação, o programa alcançou as seguintes estruturas: Viaduto Engº Domingos Iglesias Valério (Despraiado); Viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz (UFMT); Viaduto Jamil Boutros Nadaf; Viaduto da Miguel Sutil (sobre a Av. Historiador Rubens de Mendonça); Viaduto Juca do Guaraná “Pai” (Av. das Torres); Viaduto Murilo Domingos (Av. Beira Rio); e rotatória da Viola de Cocho (Av. das Torres).

Fonte: Giro Conti

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net