Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Governo prepara lançamento de Plano Nacional de Fertilizantes

Publicado por Giro Conti em 04/03/2022 às 09:41



Do Giro Conti
Durante a semana o Bom dia Agro trouxe diversas informações sobre o cenário de produção e consumo de fertilizantes no Brasil e em Mato Grosso.

No programa, desta sexta-feira (4), Dejane Arnhold entrevistou José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos e membro do GT que elaborou o Plano Nacional de Fertilizantes. Inicialmente ele explicou sobre as características dos solos no Brasil, em específico o solo do cerrado brasileiro.

“Os solos agrícolas do Brasil em sua maioria são pobres em nutrientes, ou seja, de baixa fertilidade natural (,,,) Solos que destacam o Brasil por estar em um ambiente tropical em que os solos são envelhecidos pelo efeito climático principlamente, são solos muito profundos, tem alta capacidade de reter água, por isso quando eles têm a fertildade corrigida, eles se tornam muito produtivos. Esse foi nosso grande sucesso da consquita do cerrado em que o Mato Grosso é o maior exemplo nosso, maior produtor”, disse o pesquisador.

Polidoro explicou as ações que estão sendo tomadas pelo Governo Federal pra desenvolver no Brasil um plano de exploração de fertilizantes. O pesquisador, que participa do desenvolvimento deste plano, conta os detalhes deste trabalho.

"Nós, desde 2009, viemos desenvolvendo tecnologia, avisando pro governo, avisando pro setor privado: olha o que o Brasil pode fazer em termos de eficiência no campo, boas práticas e novas tecnologias. Felizmente a Ministra Tereza Cristina nos ouviu, levou para o presidente, que abraçou. Isso não tinha crise e não tinha guerra. Nós começamos a preparar esse plano, antes disso tudo! Pra deixar claro que não foi uma resposta, não foi uma reação, foi uma ação pró-ativa. A palavra pra definir esse plano é efetividade. Nós sabemos, exatamente o que, quando, onde e quem vai fazer",  esclareceu José Carlos Polidoro.


Ouça a entrevista na íntegra aqui:
https://open.spotify.com/show/0c0Cr77Gh4Cgc1lObO61oJ


Ou através do aplicativo da Rádio Conti:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appcontent.radioconti&hl=pt_BR&gl=US​


O Programa
O programa Bom dia Agro vai ser o seu companheiro no começo das manhãs. De segunda a sexta, das 5h às 6h da manhã, Dejane Arnhold e Sérgio Ferreira, trazem as informações sobre o que acontece no campo de um jeito leve, com linguagem clara, conteúdo de credibilidade e muita música boa. 

Fonte: Giro Conti

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net