Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Fiocruz recebe IFA para produção de 12 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford

Publicado por Giro Conti em 24/05/2021 às 10:01

 

Por Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo

Os dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativos (IFA), que serão usados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, chegaram, às 17h54 deste sábado (22), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Com a chegada da nova remessa, a Fiocruz retoma na próxima terça-feira (25) os trabalhos na linha de produção da vacina contra a Covid-19. A produção da vacina só será retomada na terça-feira porque são necessários três dias para o descongelamento do IFA.

Dos 14 lotes acordados com a Astrazeneca, 10 já foram recebidos. A previsão é de que o restante seja entregue nos meses de junho e julho. 

Inicialmente, a fundação havia informado que apenas um lote chegaria neste sábado. De acordo com a Fiocruz, houve uma antecipação da remessa que estava prevista para o dia 29 de maio.

Nesta sexta-feira (21) a Fiocruz enviou ao Ministério da Saúde mais 6,1 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca contra a Covid-19. O carregamento chegou neste sábado ao centro de distribuição do ministério. 

A fundação ainda negocia com o laboratório AstraZeneca um novo contrato para o recebimento de lotes adicionais de IFA, para tentar evitar novas paradas na produção da vacina a partir da agosto. Isso porque o contrato de transferência de tecnologia, que possibilitará a produção do IFA 100% nacional, ainda não foi assinado.

A expectativa da Fundação Oswaldo Cruz é de assinar, na próxima semana, os dois novos contratos com a AstraZeneca. Um que prevê o envio de mais Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da China e o outro, que permitirá a incorporação de toda a tecnologia desenvolvida pelo laboratório para produzir a vacina 100% brasileira. 

 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net