Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Vigilância em Saúde do RS recebe informe de casos da variante indiana na Argentina

Publicado por Giro Conti em 18/05/2021 às 11:11

 

Por G1 RS e RBS TV

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul recebeu na quinta-feira (13) um comunicado do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, sobre a confirmação de dois casos com a variante indiana do coronavírus na Argentina.

O informe de risco, que foi encaminhado aos três estados da Região Sul por fazerem fronteira com o país vizinho, busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais.

A variante B.1.617 é apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma das possíveis causas do aumento de casos e óbitos na Índia neste ano.

Segundo as autoridades argentinas, em dois casos a variante identificada foi a B.1.617, originalmente da Índia. Houve ainda um terceiro caso em que a análise genômica apontou a variante B.1.351, originalmente da África do Sul. Nos três casos são consideradas "variantes de preocupação".

Os viajantes vieram da França (os dois com a variante indiana) e Espanha (com a variante sul-africana) e entraram na Argentina no dia 24 de abril, quando foram encaminhados para realizar o isolamento, em Buenos Aires.

A Secretaria da Saúde (SES) mantém a vigilância nas fronteiras. Além disso, análises periódicas são realizadas para a identificação das variantes que estão circulando no estado, sendo que a variante indiana ainda não foram diagnosticadas.

 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net