Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Variante britânica da covid-19 é detectada em Cuiabá e Primavera do Leste

Publicado por Giro Conti em 25/02/2021 às 15:15

 

Por Ariana Martins

Um estudo divulgado, nesta quarta-feira (24), por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que já está circulando em duas cidades de Mato Grosso, a variante do Reino Unido 

Essa é a primeira vez que o estado aparece entre os casos da variante inglesa do vírus, que possui uma maior capacidade de infectar as células do corpo.

Em Mato Grosso, a variante foi encontrada em Cuiabá e Primavera do Leste (231 km ao sul da Capital). Além de Mato Grosso, a pesquisa encontrou a mutação no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Sergipe.  As amostras foram colhidas entre 7 e 21 de janeiro.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rede Corona-Ômica, uma sub-divisão da Rede Vírus, comitê criado em março do ano passado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

No estudo, laboratórios e pesquisadores sequenciaram 25 genomas da variante altamente contagiosa do Reino Unido conhecida como B.1.1.7. A pesquisa, que foi realizada pelo laboratório Hermes Pardini e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisou 740 mil exames a partir de amostras do banco de dados do instituto Pardini.

A variante B.1.1.7 que já está presente em 60 países, também já foi detectada em 16 cidades brasileiras.
(Com informações da UFMG)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), confirmou a informação na manhã desta quinta-feira (25).

De acordo com o epidemiologista e secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual (SES-MT), Juliano Melo, a constatação evidencia que a transmissibilidade do vírus pode aumentar em Mato Grosso. Até o momento, não há evidencias sobre o aumento da letalidade desta nova cepa.

“Essa variante foi inicialmente identificada na Inglaterra e, desde novembro, já afetou cerca de 50 países. Cada linhagem do vírus apresenta mutações internas e esse é o comportamento natural do vírus. O que preocupa é que essa linhagem da B.1.1.7. tem um potencial maior de transmissão, sendo em torno de 50% mais transmissível do que as linhagens anteriores”, explicou o gestor.

Diante deste contexto, as instruções de biossegurança e distanciamento social devem ser mantidas e reforçadas pela população. “Esse é mais um motivo de alerta para os cuidados com o manejo, isolamento social e todas as demais formas de prevenção. A vacina é efetiva na redução da transmissibilidade de variantes do vírus”, concluiu.

COVID-19 EM MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (24.02), 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.716 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.859 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.203 estão em isolamento domiciliar e 231.331 estão recuperados. (Com informações  informações da SES-MT)


 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net