A Assembleia Legislativa (ALMT) regulamentou, nesta terça-feira (23), a construção da ferrovia que deve sair de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá. A votação foi unânime entre os presentes, tendo votação final de 18 sim e 6 ausências.
O projeto veio do Palácio Paiaguás (mensagem 24/2021) e pedia autorização dos deputados para que o governo de Mato Grosso não dependa do Governo Federal e explore os serviços ferroviários do estado.
A ementa assinada pela Procuradoria do Estado, afirma que, além de construir estradas ferroviárias para cargas, o projeto também abra brecha para que o transporte de passageiros seja explorado pelo estado e seja fiscalizada pela Ager.
Por fim, o projeto apresentado também deixa claro que compete ao estado o planejamento, construção, manutenção e operação da ferrovia. O primeiro trecho a ser construído deve ser entre Rondonópolis e Cuiabá, sendo o trecho mais complicado o que passa pela região da Serra de São Vicente. O terminal ferroviário de Cuiabá deve ser no Distrito Industrial. (Com informações do Olhar Direto)
Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT Fone: (65) 3642-3947 [email protected] Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04
Redes Sociais