Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

STF anula eleição que reconduziu Botelho à presidência da ALMT

Publicado por Giro Conti em 23/02/2021 às 10:54

 
 
Da Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que sagrou presidente da Casa de Leis o deputado Eduardo Botelho (DEM).

"Determino, ainda, a realização subsequente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, biênio 2021/2022, vedada a posse de parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos. Comunique-se", aponta trecho da decisão.

O deputado tem o direito de recorrer a decisão, porém disse que não apresentará o recurso e convocará um novo pleito em breve. Ele se disse tranquilo com a situação e pontuou que fez sua missão como presidente.

“Esta questão já tinha sido discutida e julgada no Supremo há um tempo e permitia a assembleia fazer alterações na Constituição do Estado. Esta não era uma cláusula de repetição obrigatória. No entanto, agora o supremo mudou o entendimento. Isso é normal, eles sempre mudam alguma coisa”, pontuou o deputado em vídeo publicado logo depois da decisão do STF.
 
Ao se dizer muito tranquilo com a questão, Botelho disse que agora cabe cumprir o que foi decidido ministro Alexandre de Moraes. “Vou convocar a eleição, fiz minha missão como presidente”. O prazo dado pela Justiça é de 48 horas para que a Casa de Leis comunique a data do novo pleito.
 
“Tenho certeza que muitas mudanças aconteceram para melhorar. Agora é continuar, a vida é assim. Vou continuar sendo o deputado Eduardo Botelho, a mesma pessoa batalhadora, lutando por Mato Grosso com muita alegria e felicidade”, finalizou o deputado. 

Novas eleições 

Com a saída de Botelho uma nova eleição será convocada para determinar quem será o presidente da AL, nos bastidores do Parlamento o deputado Max Russi (PSB), primeiro-secretário, já articula ocupar a cadeira da presidência na chapa que disputará a Mesa Diretora da AL - em eleição que deverá ser realizada em 48 horas.

Neste momento de construção da nova chapa, o nome de Botelho é cotado para ocupar função ocupada por Russi, a 1ª secretaria da Mesa Diretora.

Além de Botelho, não podem concorrer na chapa para mesma função a deputada Janaina Riva (MDB), que ocupa a 1ª vice-presidência, e os deputados Valdir Barranco (PT), 2º secretário, e Paulo Araújo (PP), 4º secretário.

Conforme noticiado pela reportagem, o ministro determinou a suspensão da eleição pelo fato de Botelho ter sido reeleito para terceiro mandato consecutivo ocupando o mesmo cargo. Diante da situação, Moraes demandou que um novo pleito seja realizado pela Casa de Leis. 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet