Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Governo diz a empresários que não permitirá compra de vacina para funcionários

Publicado por Redação em 15/01/2021 às 14:18

 

O Governo Federal negou a possibilidade de empresas comprarem vacinas para a imunização de seus funcionários, A informação foi confirmada nesta 5ª feira (14.jan.2021) pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf.

A proibição foi informada a empresários em reunião do Conselho Superior Diálogo pelo Brasil da Fiesp, realizada nesta 4ª feira (13.jan.2021), por videoconferência. Além de representantes da federação, participaram os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações), e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco

Paulo Skaf disse estar de acordo com a decisão do governo. Para ele, é importante que o Ministério da Saúde adote critérios no plano nacional de vacinação para “evitar descontrole“. Segundo ele, a administração federal informou que R$ 20 bilhões já foram aprovados para compra de doses das vacinas e, assim, atender a toda a população.

“Acho que é bom ter um critério para que seja evitado descontrole. Eu estou confiante no plano do governo e a iniciativa privada também deixou claro que pode ajudar a qualquer momento, com transporte e outras necessidades que possam surgir”, disse o presidente da Fiesp.

“Saímos ontem da reunião com muito mais informações do que tínhamos ao entrar. O governo está totalmente preparado para fazer uma das maiores campanhas de vacinação do mundo. Tem dinheiro para comprar as vacinas. Tem logística já organizada, pois o Brasil vacina milhões de pessoas anualmente contra a gripe. Só está faltando a vacina ser aprovada pela Anvisa”, disse.

Em entrevista à rádio CNN, Skaf  disse que mesmo se for uma empresa grande, com 100.000 funcionários, a possibilidade de compra de vacinas não será permitida.

“Uma empresa que tenha 100 mil funcionários, se ela quiser ir ao mercado, comprar uma vacina e vacinar seus funcionários, isso não pode. A campanha de vacinação será orientada pelo governo, pelo Ministério da Saúde, que vai adquirir as vacinas que estiverem aprovadas pela Anvisa e distribuir aos Estados usando todo o conhecimento e vocação que tem as grandes campanhas de vacinação que a gente faz todos os anos. Então essa possibilidade ontem foi negada”, declarou.

Procurados, os ministérios da Saúde, das Comunicações e da Casa Civil não se pronunciaram até a publicação desta reportagem.

Vacinação no Brasil 

Nessa 4ª feira (13.jan.2021), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o “dia ‘D’ e a hora ‘H’“, isto é, o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil, será ainda em janeiro. Uma data possível, segundo o ministro, é a próxima 4ª feira (20.jan.2021).

O ministro declarou que 6 milhões de doses da vacina do Butantan/Sinovac foram compradas e aguardam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem distribuídas. O imunizante, segundo o governo paulista, tem 50,38% de eficácia global (isto é, eleva em 50,38% as chances de a pessoa vacinada não contrair a doença) e reduz em 78% o risco de desenvolver casos leves.

O governo também aguarda a aprovação da Anvisa à vacina produzida pela Fiocruz, desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Essa vacina tem taxa de eficácia superior a 90%, segundo estudo.

“Assim que a Anvisa aprovar as duas vacinas, em 3 ou 4 dias iniciaremos a imunização em todos os Estados”, afirmou Pazuello.

Fonte: Poder360

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net