Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Facebook e Instagram bloqueiam conta de Trump por tempo indeterminado

Publicado por Redação em 08/01/2021 às 14:28

 
As contas de Donald Trump no Facebook e Instagram foram bloqueadas por tempo indeterminado. O presidente executivo das redes sociais, Mark Zuckemberg, disse que o atual presidente dos Estado Unidos ficará impedido de fazer publicações, pelo menos até o dia 20 de janeiro, data em que o Joe Biden tomará posse nos EUA. 

"Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes", escreveu Zuckerberg.

"Portanto, estamos estendendo indefinidamente o bloqueio que tínhamos imposto nas contas do Facebook e Instagram, e por pelo menos as duas próximas duas semanas, até que a transição pacífica de poder seja completa", continuou.

A platafoma de streaming Twitch também bloqueou o canal de Trump por tempo indeterminado, nesta quinta. É a segunda vez que ele fica impedido de usar a ferramenta. A primeira, em junho, foi por divulgar conteúdo de ódio durante a campanha eleitoral.

Durante o ato violento no Congresso, na tarde da última quarta, 
Na quarta-feira, antes da invasão do Congresso, Trump participou de uma das manifestações de seus apoiadores em Washington. Ao discursar, incentivou que os simpatizantes fossem até o Capitólio para pressionar os republicanos a apoiarem seus esforços para reverter a derrota nas urnas. 

Após a invasão, a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden por deputados e senadores foi suspensa. Uma mulher foi baleada e morta no tumulto. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Trump voltou a repetir falsas alegações de fraude, já rejeitadas por eleitorais dos dois partidos e por diversos tribunais estaduais e federais. 

Facebook, YouTube e Instagram chegaram a remover um vídeo do presidente com esse conteúdo. O Twitter tirou 3 posts do ar e restringiu o engajamento de outros. Mas muitos usuários cobraram as redes sociais de medidas mais drásticas.

À noite, Twitter, Facebook e Instagram bloquearam a conta de Trump temporariamente.

A restrição no Facebook e Instagram valeria por 24 horas. O Twitter deu tempo mínimo de 12 horas, já vencido, mas condicionou o desbloqueio à exclusão de 3 tuítes específicos que foram suspensos por violações das políticas da plataforma, e não podem mais ser vistos, mas ainda precisariam ser deletados pelo dono do perfil. "Se não, a conta continuará fechada", disse a empresa.

Medida inédita

A decisão de bloquear a conta de Trump por tempo indeterminado é a mais dura punição imposta pelo Facebook relacionada com a moderação dos perfis do presidente americano. Em outra ocasião, em agosto de 2020, a rede social removeu um post que continha desinformação sobre Covid-19.

Durante as eleições presidenciais nos EUA, a plataforma incluiu um selo em posts que declaravam fraude eleitoral ou "vitória antecipada", sem remover os conteúdos.

O Twitter chegou a bloquear uma conta de campanha de Trump por desinformação sobre Covid-19 em agosto de 2020, e limitou o alcance de tuítes que colocavam dúvidas sobre a apuração das eleições dos EUA em novembro passado.

“Como resultado da atual situação violenta sem precedentes em Washington, exigimos a remoção de três tuítes publicados hoje mais cedo na conta @realDonaldTrump por infrações graves e reiteradas de nossa política de integridade física”. Assim o Twitter explicou que havia bloqueado a conta do presidente Trump, após este ter encorajado as revoltas desta quarta-feira em Washington. 

Desta vez, a rede social ameaçou banir permanentemente o perfil do presidente caso ocorram novas violações às políticas da plataforma.

Veja a publicação de Mark Zuckerberg feita nesta quinta (7):



Os principais líderes mundiais assistiram com espanto ao ataque à sede do Congresso dos EUA por manifestantes instigados pelo presidente Donald Trump. A seriedade dos acontecimentos no Capitólio dos Estados Unidos levou à condenação de grande parte dos líderes mundiais, que concordam em pedir calma e respeitar a vontade das urnas.

Já no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro conversou com apoiadores nesta quinta-feira (6) e voltou a falar em fraudes nas eleições americanas. Bolsonaro defendeu ainda a utilização do voto impresso nas eleições de 2022, caso o contrário, de acordo com o presidente, o Brasil irá enfentrar problemas semelhantes ou piores que os dos Estados Unidos.

"Eu acompanhei tudo aí. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Então você já sabe qual a minha resposta aqui", respondeu o presidente. "Agora, muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso há um tempo e a imprensa falou 'sem provas, o presidente Bolsonaro falou que teve, foi fraudada as eleições americanas [sic]'."

A apoiadora então perguntou se "essas eleições agora também foram fraudadas", aparentemente referindo-se às eleições municipais de novembro de 2020, e Bolsonaro respondeu que acredita que a sua eleição, em 2018, foi fraudada. 

"Não, essa nova eleição (de 2020) que você quer dizer? Porque a minha foi fraudada. Eu entendo, eu tenho indícios de fraude na minha eleição", disse. "Era para ter ganho no primeiro turno". 

O presidente ainda repetiu notícias falsas contra a segurança das urnas eletrônicas. "Ninguém reclamou que foi votar no 13 e a maquininha não respondia. O contrário, quem ia votar no 17, não funcionava ou para alguns aparecia o 13 lá", disse, referindo-se aos números eleitorais do PT e do PSL, seu partido em 2018. 

Desde sua eleição, Bolsonaro afirma que houve fraude na disputa, mas jamais apresentou qualquer indício ou prova disso.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net