Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Governo zera imposto de importação de seringas e agulhas até junho

Publicado por Redação em 07/01/2021 às 15:37

 
O Ministério da Economia decidiu zerar o imposto de importação de agulhas e seringas para uso na vacinação contra a Covid-19, a medida torna mais barata a compra desses produtos do exterior, já que o imposto para a importação era de 16%.

Até agora, esses produtos pagavam 16% de alíquota para entrar no país. A Camex também suspendeu, até o fim de junho, uma sobretaxa aplicada para as seringas descartáveis importadas da China.

Desde 2009, o Brasil aplica uma medida antidumping - punição autorizada pelas normas internacionais quando um país julga haver concorrência desleal à indústria nacional - às seringas descartáveis chinesas. Desde 2015, a sobretaxa estava fixada em US$ 4,55 a cada quilograma de mercadoria importada.

Com as duas medidas, a lista de produtos com tarifa zerada para o combate à pandemia de covid-19 aumentou para 303 produtos. Desde março do ano passado, o Comitê-Executivo da Camex avalia o abastecimento brasileiro de produtos de saúde e promove ajustes na lista com base na avaliação do Ministério da Saúde da situação da pandemia no país. Até agora, foram emitidas 16 resoluções de reduções tarifárias.

Na segunda-feira (4), o Ministério da Saúde havia requisitado a fabricantes instalados no país seringas e agulhas de estoques excedentes para a futura campanha de vacinação contra a covid-19.

Apesar de a vacinação ainda não ter data para começar no Brasil, a decisão valerá até o mês de junho. No primeiro pregão eletrônico realizado na semana passada, apenas 79 milhões de agulhas e seringas foram adquiridas, de um total de 331 milhões que o governo pretendia comprar. 

Fonte: Agência Brasil

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net