Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Percentual de famílias endividadas cresce em dezembro após 3 quedas seguidas

Publicado por Redação em 07/01/2021 às 14:41

 
Depois de três quedas consecutivas, o percentual de famílias brasileiras endividadas voltou a crescer no último mês de dezembro. A pesquisa leva em consideração compromissos assumidos com cheque pré datado, cartão de crédito, carnê de loja, prestação de carro e seguro.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas alcançou 66,3% em dezembro, contra 66% em novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.

Apesar da alta do endividamento, a CNC destacou que o percentual ficou "abaixo da média do endividamento em 2020 (66,5% do total de famílias)".

A parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permanecerão inadimplentes teve nova retração, passando de 11,5% para 11,2%. Em dezembro de 2019, o indicador havia alcançado 10%.

Segundo a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, com o fim do auxílio emergencial em janeiro as famílias de menor renda precisam adotar maior rigor na organização dos orçamentos domésticos.

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito continua sendo o maior vilão das famílias brasileiras, seguido pelos carnês e financiamento de veículos. 

A pesquisa mostra também que:

As famílias com renda de até dez salários mínimos tiveram queda do endividamento pelo terceiro mês seguido, mas continuam acima da média, com 67,5%. Para as famílias com renda maior que 10 salários mínimos, o endividamento se manteve estável em 59,3%.

A confederação avalia que os indicadores recentes apontam para uma recuperação da economia mais robusta do que as estimativas indicavam, o que impacta, inclusive, em pressões inflacionárias. Ainda assim, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, alerta a proporção de endividados no país é elevada e sublinha a necessidade de ampliar o acesso a recursos com custos mais baixos, possibilitando o alongamento de prazos de pagamento.

 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net