O varejo no Brasil deixará de faturar quase R$ 16 bilhões com os feriados nacionais que estão previstos no calendário de 2021. O levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio-SP) afirma que esse valor representa 0,8% do total que o setor vende ao longo do ano.
Segundo a entidade, esse valor é 32% inferior ao estimado em 2018 - R$ 11,2 bilhões - porque este ano haverá menos feriados e fins de semana prolongados.
No ano passado foram 15 dias entre feriados e fins de semana prolongados. Este ano serão dez dias. Nessa conta foram desconsiderados os feriados municipais e estaduais.
A Federação prevê mais perdas esse ano, em parte influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. Além disso os supermercados serão os mais atingidos pelos feriados, e devem registrar uma queda de até R$ 8 bilhoes no faturamento. Já considerando as variações, a maior perda será do setor de móveis e decorações, responsável por 20,9% a menos de faturamento previsto no ano passado.
Em seguida, estão as lojas de roupas e calçados (-19,6%) e as farmácias e perfumarias (-9%).
Antes da covid-19 chegar no Brasil, a estimativa atual era de crescimento de 7,1% em relação a 2020. Os novos hábitos e determinações decorrentes da luta contra o vírus, como o trabalho remoto, no entanto, reduzem a performance do comércio nos momentos de lazer ou de ida e regresso do trabalho, que estimulava o varejo com as chamadas “compras por impulso”.
Para sobreviver à economia instável pelos feriados, a FecomercioSP indica o investimento nos serviços digitais, como a melhora do atendimento online e otimização dos espaços de compra pela internet.
Na contramão do varejo físico, a estimativa é que o comércio eletrônico cresça 6% em 2021, chegando a um faturamento anual de R$ 31,1 bilhões.
Já para o setor do turismo, a FecomercioSP orienta que os empresários do setor deem mais atenção ao deslocamento de famílias mesmo em período de home office, demanda crescente no cenário nacional durante o período da pandemia. Dessa forma, os empresários aconselham que as estadias sejam flexíveis e as tarifas atrativas.
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