Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Aeroportos brasileiros estão testando sistema de embarque por reconhecimento facial

Publicado por Redação em 28/12/2020 às 13:47

 

Uma tecnologia que ganhou muita utilidade no ano de 2020 foi a de reconhecimento facil, além de ajudar no distanciamento social a tecnologia pode ajudar nas medidas de segurança. O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretária Nacional de Aviação Civil (SAC) em parceria com o Serpro, começou a implantar em aeroportos brasileiros o programa de identificação dos passageiros por meio do reconhecimento facial. 

O novo modelo de embarque prevê o uso de um aplicativo do Serpro, em que o passageiro poderá fazer check-in ao cadastrar uma foto que será ligada ao CPF e à passagem. Depois, a imagem é comparada com bases de documentos de identificação com foto. No momento do embarque, basta passar em frente de uma câmera para confirmar novamente a identidade.

O primeiro aeroporto a receber a tecnologia foi em Florianópolis, a no ínicio do mês de dezembro o aeroporto de Salvador passou a testar, a solução está sendo usada por passageiros voluntários da GOL que aceitarem participar dos testes. Parte do projeto Embarque +Seguro, a iniciativa dispensa a necessidade de apresentar documentos para entrar no avião

Uma mudança nesta fase do Embarque +Seguro é que, além de informações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a identificação poderá ser feita com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com isso, é possível usar tanto a carteira de motorista (CNH), quanto o título de eleitor (caso o passageiro tenha cadastrado a biometria junto ao TSE).

A inclusão de uma nova base de dados permitirá que ainda mais pessoas usem a solução de reconhecimento facial. Segundo o Serpro, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de títulos de eleitor cadastrados com biometria facial. A empresa afirma que outros bancos governamentais serão adicionados em breve para ampliar as opções de validação.

O Serpro adiantou que, no futuro, o aplicativo usado no embarque com reconhecimento facial terá melhorias para os passageiros. A ferramenta deverá contar com recursos que alertam quanto tempo falta para a saída do voo e que indicam qual a melhor rota no aeroporto para chegar ao portão de embarque.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net