Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Aumenta procura por testes de covid-19 antes das festas de fim de ano

Publicado por Redação em 24/12/2020 às 08:15

 
 
A procura por testes do tipo PCR para detectar Covid-19 aumentou 25% nas últimas quatro semanas. Mas médicos alertam: mesmo com resultado negativo, é preciso manter todas as medidas de prevenção. 

Os especialistas explicam que o teste RT-PCR, do nariz e garganta, é o que mostra a presença do vírus no organismo, porém pode levar algun dias até que o vírus se multiplique e seja detectado. A chamada janela imunológica pode resultar em falso negativo, ou seja, a pessoa já está contaminada, mas o exame não mostra.

O teste sorológico, feito a partir do exame de sangue, pode revelar se a pessoa tem anticorpos para Covid, ou seja, teve contato com o vírus recentemente.

Com o aumento de casos e aglomerações, a procura por testes aumentou. Nos particulares uma média de 25%, mas em alguns laboratórios o crescimento de outubro para novembro foi de 50%. O mais preucupante está nos resultados positivos: acima de 20% e chegando a quase 40% em algumas regiões.

De acordo com o médico infectologista Leandro Curi, quanto mais as pessoas fizerem testes, melhor, porém, eles não podem ser considerados um facilitador para os encontros. "É melhor testar do que não testar, porque é melhor saber se teve contato ou se está com a doença ou não. Só que isso não significa que é algo seguro. O uso do teste não vai necessariamente facilitar as coisas para o encontro", alerta.

"Por exemplo: o teste sorológico vai falar se a pessoa já teve a infecção antes ou não. Ele não vai falar de infecção recente ou ativa. E o pior, às vezes, dá um resultado positivo e causa na pessoa uma sensação de que ela está imune, aí ela chuta o balde para máscara, faz aglomeração, e passa a não se preocupar tanto com a doença", explica.

Ainda conforme o médico, um outro problema é quando o teste, independente de seu tipo, dá negativo, e também causa tranquilidade no paciente. "O teste mais fidedigno é o swab, que causa incômodo no nariz. Mas pode ser que a pessoa tenha o vírus e não acuse, isso pode acontecer. Talvez porque a amostra não foi boa, ou pelo tempo de infecção, enfim, diversos fatores", pondera.

"E quando isso ocorre, é o que a gente chama de falso negativo. Aí ela fica tranquila, despreocupada e se sente mais segura para encontrar com outras pessoas, com os pais, ainda mais agora nessa época de fim de ano. O teste, independente do resultado, não pode causar relaxamento. Ele não é uma segurança para você agir como se não houvesse uma pandemia", completa.

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net