Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Testagem para covid 19 causa desconforto e confusão

Publicado em 23/05/2020 às 15:40



O que populares submetidos a teste acabaram denunciando à Polícia por desconfiarem de supostos pesquisadores acabou provocando desconforto nas pessoas testadas e uma grande confusão na Polícia Judiciária Civil.
Como a equipe de testagem não usava EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – como é a regra usual na aplicação de testes, algumas pessoas desconfiaram de que pudessem estar diante de alguns golpistas embora estes não solicitassem qualquer remuneração pelo trabalho.
A Polícia constatou que os profissionais foram contratados pelo Ibope que celebrou convênio com a Universidade de Pelotas, autora da pesquisa, para realizar uma pesquisa, por amostragem, de tal forma que se pudesse saber ao menos a subnotificação de casos no Brasil na medida em que fossem conhecidos os resultados positivos mas assintomáticos.
O incidente acabou gerando desconforto na Secretaria Estadual de Saúde e o próprio acabou divulgando os acontecimentos para informar que a pesquisa era real, os testes apropriados, mas, por ausência prévia de comunicação o trabalho resultou comprometido.
Também foi possível constatar que as equipes não tiveram o devido preparo para realizar a pesquisa por não estarem devidamente identificadas e não utilizarem equipamentos de proteção individual como é comum nesses casos.
A falha de comunicação foi constatada e diante da manifestação do Secretário Estadual de Educação, Gilberto Figueiredo, que realiza uma live (lái-ve) matinal pelas redes sociais foi confirmada a veracidade da pesquisa, mas, com algum tipo de comprometimento dos resultados.
CASO VOCÊ SEJA PROCURADO POR ALGUÉM A REALIZAR PESQUISE SOLICITE A IDENTIDADE E A VINCULAÇÃO PROFISSIONAL DE QUEM FAZ O TRABALHO E, EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE A POLÍCIA E SE FOR COM RELAÇÃO A ASSUNTOS DE SAÚDE BUSQUE INFORMAÇÃO NO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PESQUISA CUJOS DADOS SERÃO FORNECIDOS PELOS PESQUISADORES.
E NOS DEMAIS CASOS, PREVINA-SE. NÃO SE EXPONHA EM SITUAÇÕES DE RISCO DE CONTÁGIO. EVITE AGLOMERAÇÕES E MANTENHA A DISTÂNCIA DE 1 METRO E MEIO À FRENTE E NA LATERAL QUANDO ESTIVER EM FILAS. EM RECINTOS FECHADOS MANTENHA A DISTÂNCIA DE 2 METROS DE CADA PESSOA EM TODAS AS DIREÇÕES.
LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM ÁGUA E SABÃO E NÃO ENCONTRANDO INSTALAÇÕES APROPRIADAS USEM ÁLCOOL EM GEL.
USE MÁSCARA COBRINDO O NARIZ E A BOCA.
PROTEJA-SE!

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet