Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Inflação dos alimentos supera 2% em um mês

Publicado em 10/05/2020 às 09:32




O resultado final da inflação calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no mês de abril aponta para uma inflação negativa, ou seja, deflação que supera os 3%, entretanto, como são considerados diversos itens, um em particular chama a atenção: a inflação dos alimentos que superou os 2% de aumento generalizado dos preços nesse item.
O resultado preocupa as autoridades monetárias porque foi a maior deflação nos últimos 30 anos e deflação, ou seja, queda de preços em toda a economia pode, inicialmente, até parecer um bom resultado, mas, tem outra abordagem econômica nas condições de pandemia presentes: uma recessão grave na economia do país.
As medidas restritivas de isolamento social não deixam de promover uma retração na atividade comercial e trazem uma discussão onde nem sempre prevalece a ciência.
Cada qual deseja ver o próprio negócio prosperar e isso é inerente a qualquer atividade humana, mas, uma epidemia ou, nesse caso, um evento mais grave como uma pandemia – uma contaminação global – trazem reflexos de toda a ordem e a economia não poderia responder de forma diferente: redução na taxa global de crescimento mundial com implicações nas economias dos países.
O Brasil não foge à regra geral, mas, é preciso ter bem claro que a ciência aponta o que deve ser feito em casos de pandemia onde não há vacina ou tratamentos médicos disponíveis: cortar ao máximo a transmissão até que os casos desapareçam.
Para tanto se recomenda diminuir a circulação de pessoas e até de mercadorias e não há dúvida de que em primeiro lugar vem a vida e depois a economia, pois, de que adianta produzir se não existir quem compra?
Não há dilema e todos os estudos demonstram que as economias se recuperam após um dado período embora, neste momento que o Brasil atravessa, podendo substituir os Estados Unidos como epicentro da Covid 19, siga as recomendações:
EVITE SAIR DE CASA SE NÃO ESTIVER ENVOLVIDO EM ALGUMA ATIVIDADE ESSENCIAL. EVITE AGLOMERAÇÕES. EVITE FILAS E, SE FOR OBRIGADO A PERMANECER, GUARDE A DISTÂNCIA DE 1 METRO MEIO À FRENTE E NA LATERAL. LAVE AS MÃOS ASSIM QUE SAIR OU USE ÁLCOOL EM GEL.
USE MÁSCARA.
PROTEJA-SE!
 

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net