Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Profissionais da saúde se contaminam com a covid: 74 casos em Mato Grosso

Publicado em 05/05/2020 às 09:11



As baixas na frente de trabalho integrada por profissionais da saúde já chegaram a 74 casos numa clara demonstração da capacidade de infecção do novo coronavírus.
Há procedimentos realizados na fase hospitalar que facilitam a contaminação por mais que os Equipamentos de Proteção Individual forneçam a maior segurança possível para o manejo de pacientes.
Há ações invasivas, no entanto, como a intubação para acoplagem de respirador em que as possibilidades de contaminação são muito elevadas.
As equipes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva são multidisciplinares, mas, os procedimentos médicos nem sempre colocam o profissional da saúde a salvo de uma eventual contaminação.
Em alguns países falou-se em contaminação da ordem de 15% da força de trabalho e a preocupação é a de que esses afastamentos não consigam ser repostos por profissionais treinados e, mais importante, capazes de detectar sinais de como a doença está evoluindo no paciente.
A única resposta possível é o estudo sobre os locais, além das Unidades de Terapia Intensiva, onde os profissionais ficam mais vulnerabilizados e já existem indicações de que a simples colocação ou retirada do Equipamento de Proteção Individual coloca o profissional num nível maior de exposição.
A contaminação do pessoal é preocupante porque as escalas de revezamento acabam não se completando e muitos médicos e enfermeiros acabam trabalhando até a exaustão com instalações hospitalares exigidas no seu máximo.
Por isso, se você puder ficar em casa, fique.
Esta ainda é a melhor forma de evitar o contágio e até a disseminação do vírus caso você venha a se contaminar.
USE MÁSCARA. LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA. MANTENHA A DISTÂNCIA FRONTAL DE 1 METRO E MEIO E A MESMA MEDIDA NA LATERAL. AO CHEGAR EM CASA DEIXE OS SAPATOS NA SOLEIRA DA PORTA E FAÇA A HIGIENE PESSOAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
PROTEJA-SE!

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net