Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Daenerys Targaryen: tudo que você precisa saber sobre a Khaleesi

Publicado por FOTO: GAME OF THRONES / REPRODUÇÃO em 04/03/2019 às 07:57

Daenerys da Casa Targaryen, Primeira de seu nome, Nascida da tormenta, A não queimada, Mãe dos Dragões, Quebradora das correntes, Mãe dos escravos, Khaleesi dos Dothraki, Rainha de Mereen, Rainha de Westeros, Dos Ândalos, Dos Roinares. Na Guerra dos Tronos, os títulos da personagem estão sempre em mudança, como um reflexo do avanço da história dela. Só um deles não cai nunca: o de Dona do coração dos fãs de Game of Thrones.

Daenerys – "Dany" – é uma heroína cativante. Forte, determinada, corajosa e capaz de comandar dragões, ela já passou por grandes terrores, inclusive causados pela própria família.

Fogo e sangue

Os Targaryens são conhecidos pelo domínio que tiveram dos dragões ao longo da história. Não é à toa que a criatura esteja estampada no estandarte da família e que seu lema seja "fogo e sangue".

É fácil de identificar um membro da antiga casa de Westeros: a maioria deles tem cabelos prateados e olhos lilases (embora esta segunda característica não apareça na série de TV). Isso se deve aos casamentos que esses nobres formavam entre si para preservar a sua linhagem. O incesto era tão comum que o relacionamento de Cersei com Jaime Lannister não seria tão chocante entre os nobres dragões.

A árvore genealógica de Daenerys contribui para a bagunça que são as famílias dos Sete Reinos. Em 2016, o site oficial dos bastidores de GoT até compartilhou um infográficopara tentar ajudar os fãs a entenderem o grau de parentesco entre alguns personagens:



Dany é filha de Rhaella e Aerys II Targaryen (mais conhecido como "O Rei Louco"), irmã de Rhaegar e Viserys Targaryen e... tia de Jon Snow. No primeiro livro da saga, é revelado que a heroína sempre achou que teria de se casar com Viserys um dia, seguindo o costume de sua casa. Porém, estratégias militares impediram que isso acontecesse.

Valar morghulis

Os Targaryens reinaram Westeros por três séculos desde que conquistaram e unificaram o reino. Em uma rebelião, Robert Baratheon tomou o trono de Aerys II e seu herdeiro, Rhaegar, que foram mortos. Rhaella e Viserys não tiveram outra escolha: fugiram para Pedra do Dragão. Pouco tempo depois, a rainha faleceu no castelo enquanto dava à luz Daenerys, em uma noite de grande tempestade – nascida da Tormenta.

Daenerys era apenas uma bebê quando teve de deixar Pedra do Dragão com o seu irmão mais velho. Aos 13 anos, ela foi forçada a se casar com Khal Drogo, líder do povo nômade Dothraki. A união serviria para que o ambicioso Viserys pudesse montar um exército e tentasse retomar o reino que fora tirado de seu pai. No entanto, o matrimônio deu a Daenerys a autoridade de uma khaleesi. Foi o início da caminhada da personagem rumo ao poder.

Dracarys

Dany se tornou a Mãe de Dragões e A Não Queimada após sair ilesa da pira funerária do seu marido com três dos pequenos répteis mágicos agarrados ao seu corpo, nascidos dos ovos que havia ganhado no seu casamento. Até então, acreditava-se que as criaturas haviam sido extintas 150 anos antes.

Ao chegar a Astapor com seus seguidores, a governante enganou os senhores de escravos em uma negociação e libertou o povo subjugado da cidade. Com um novo exército de guerreiros habilidosos, conhecidos como Imaculados, e de Verme Cinzento, Daario Naharis e Jorah Mormont, ela também libertou os moradores de Yunkaipassando a ser chamada de Mhysa, "mãe", em ghiscari antigo. A Mãe dos Escravos. A Quebradora de Correntes.

O título de Rainha de Meereen veio após a khaleesi incitar uma revolta entre os escravos da cidade, o que a permitiu tomar o poder. Em seguida, novos líderes reivindicaram os territórios conquistados por ela. 

O futuro

Na sétima – e penúltima – temporada de Game of Thrones, Daenerys volta à Pedra do Dragão pela primeira vez desde que nasceu. Missandei a apresenta a Jon Snow e a Sor Davos como "a herdeira legítima do Trono de Ferro, rainha legítima dos Ândalos e dos Primeiros Homens, protetora dos Sete Reinos, Mãe de Dragões, Khaleesi do Grande Mar de Grama, a Não-queimada, a Quebradora de Correntes". A torcida para que ela governe Westeros pode ser enorme, mas ainda não se sabe se isso se concretizará.

Euron Greyjoy e Cersei Lannister se uniram para destruir as aliadas de Dany: Olenna Tyrell, Ellaria Sand e Yara Greyjoy. A primeira foi morta, as outras duas estão presas. A Khaleesi perdeu ainda um de seus dragões, Viserion, para o exército de caminhantes brancos do Rei da Noite.

Como os prognósticos não são bons, resta aos fãs da rainha Targaryen confiar em profecias. Uma delas aponta que "um príncipe" chamado Azor Ahai irá salvar o mundo de uma noite sem fim – há quem acredite que tanto Jon Snow quanto Daenerys podem ocupar esse papel.

Vale lembrar que a personagem teve uma série de visões ao procurar por seus dragões na Casa dos Imortais durante a segunda temporada do seriado. No episódio, Daenerys se viu em uma sala do trono totalmente deserta, destruída e tomada pela neve na Fortaleza Vermelha, em Porto Real, e depois atravessou a Muralha para as terras além do norte de Westeros. Lá, ela encontrou uma tenda na qual Khal Drogo estava com seu bebê.

No livro, a heroína ainda escutou um sussurro profético: "Três cabeças tem o dragão... Três fogueiras tem de acender... Uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor... Três montarias tem de montar... Uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor... Três traições conhecerá... Uma vez por sangue, uma vez por ouro e uma vez por amor". Uma das teorias é a de que o tal "dragão de três cabeças" seja o trio composto por Daenerys, Jon Snow e um terceiro personagem que poderia ser Tyrion Lannister, pois há quem acredite que Tyrion não é bem um leão, e sim um dragão.

Daenerys na série

Impossível olhar para Emilia Clarke em outros papéis e não pensar: "É a Khaleesi!". A atriz britânica viu sua carreira deslanchar após conseguir integrar o elenco da série da HBO. Além de participar dos elencos de O Exterminador do Futuro: Gênesis, Como Eu Era Antes de Você e Han Solo: Uma História Star Wars.

Contudo, ela não era a primeira opção para interpretar Daenerys Targaryen. Tamzin Merchant, de Os Tudors, chegou a gravar um piloto como a rainha, mas acabou sendo substituída. Os motivos por trás dessa mudança são desconhecidos.

Quando Clarke foi chamada para fazer a série, ela teve de fazer uma pesquisa sobre a sua personagem na Wikipédia. Posteriormente, porém, ela leu todos os livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", e hoje sabe das diferenças entre as obras e a produção da TV. Em entrevista à revista Glamour em 2016, a artista chegou a comentar uma das divergências que mais levantam polêmica entre os fãs: a cena em que Khal Drogo estupra Daenerys após o casamento deles.

A série mostra essa parte de forma mais violenta, e deixou muitos espectadores que não leram a obra de George R. R. Martin confusos: como a khaleesi pode ter se apaixonado por um estuprador? "Pergunte a George R. R. Martin por que ele fez isso; é com ele. Mas eu achei que o sexo com consentimento que acontece depois foi genial. Daenerys está fisicamente dizendo: 'Você não pode me estuprar de novo. Vou ficar no controle e mostrar algo que você nunca viu antes'", respondeu Clarke.

Para a atriz, a cena ajuda a criar empatia pela personagem. "Você a vê ser atacada pelo irmão e estuprada pelo marido, e então ela diz: 'Danem-se vocês, vou dominar o mundo'", observa.

Dany vai mesmo ganhar o Trono de Ferro? Emilia Clarke já sabe a resposta para essa pergunta. Porém, durante a última cerimônia do Oscar, ela só teve uma palavra para definir o que os fãs sentirão ao ver o final de Game of Thrones: "choque". 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Game-of-Thrones/noticia/2019/03/daenerys-targaryen-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-khaleesi.html

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net