Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Mudança climática causada pelo homem chegou ao "nível ouro", o que isso significa?

Publicado por Foto: Reprodução em 04/03/2019 às 07:53

O que você entende como sendo as causas do aquecimento global? Provavelmente, você vai ter colocado como um dos principais motivos para as diversas mudanças climáticas que o nosso planeta vem enfrentando à poluição, certo? E a poluição é causada por quem? Pelos seres humanos. No entanto, ainda existem aqueles que, mesmo diante de evidências irrefutáveis, alegam que isso é normal, que o motivo do planeta estar mais quente ou de os desastres naturais estarem mais frequentes não tenham nenhuma ligação com as nossas ações.

Mas agora os indícios de que o aquecimento global seja causado pelo homem chegou a um nível de certeza "padrão ouro". Cientistas analisaram 40 anos de dados de satélite, e os resultados mostraram que é praticamente certo que a humanidade é a responsável direta pela mudança climática global.

O Estudo

A pesquisa foi feita por cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. Os dados climáticos obtidos mostram que as atividades humanas estão aumentando o calor na superfície da Terra, e essa conclusão chegou ao nível dos "5 sigma", o chamado "padrão ouro" de evidência científica. Essa medida estatística significa que há apenas uma chance em um milhão de que a mudança climática tenha sido causada por qualquer outra coisa, que não a humanidade.

Essas novas informações aumentam a pressão por medidas para tentar reverter a situação, como o corte dos gases de efeito estufa para limitar a elevação das temperaturas.

"A humanidade não poder ser dar ao luxo de ignorar sinais tão claros", escreveu a equipe no periódico científico Nature Climate Change, com base em medições de satélite sobre aumentos das temperaturas nos últimos 40 anos.

Para Benjamin Santer, o líder da pesquisa, os resultados podem convencer até os mais céticos a respeito do tema, e ele espera que isso possa incentivar as pessoas a desenvolverem ações para cuidar da nossa casa.

"A narrativa lá fora de que os cientistas não sabem a causa da mudança climática está errada", disse ele à Reuters. "Nós sabemos", completou.

Os estudiosos ainda atribuem a queima de combustíveis fósseis à maior incidência de enchentes, secas, ondas de calor, além da elevação do nível dos mares.

Os resultados

Essas novas conclusões dos pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Escócia mostram que esses indícios já tinham atingido o 5 sigma lá em 2005, e estava presente em dois de três conjuntos de dados analisados. E em 2016, foi confirmado também no último conjunto de dados.

John Christy foi o responsável pelo terceiro conjunto de dados, e ele afirma que ainda existem muitas lacunas para compreender totalmente a mudança climática. Seus dados, por exemplo, apresentaram um ritmo mais lento de aquecimento do que os outros.

Em pesquisas científicas, os pesquisadores testam suas hipóteses de várias formas, considerando vários fatores externos para obter o melhor resultado possível. Mas quase nunca se elimina a incerteza, já que por vezes possa haver algum outro fator que possa impactar seus resultados. Nesse caso, um padrão ouro não é algo que é negligenciado.

Esse nível de certeza é altamente incomum e torna o impacto da humanidade no planeta muito claro. Nós resta agora, descobrir a melhor forma de lidar com isso.

Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/mudanca-climatica-causada-pelo-homem-chegou-ao-nivel-ouro-o-que-isso-significa/

Localização

Rua San Salvador 173, Jardim das Américas, 78060-614 Cuiabá-MT
Fone: (65) 3642-3947
[email protected]
Rádio A Voz D'Oeste Limitada - CNPJ 03.461.407/0001-04

Sitevip Internet
radiosaovivo.net