Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Você sabia que desodorantes podem ser mortais?

Publicado em 15/10/2020 às 09:32


Uma nova moda surgiu entre adolescentes e deve ser cuidada por pais: “o desafio do desodorante”.
Na verdade não são todos e a própria indústria jamais poderia imaginar que esse tipo de produto tivesse outra destinação e tão perigosa.
Os desodorantes em forma de aerossol são os que oferecem esse tipo de risco devido ao gás que impulsiona a substância que vai impedir o aparecimento de odores.
Dentro do tubo onde está o desodorante e o gás que o impulsiona não há oxigênio. É justamente aí que mora o perigo. Jovens fazem competições para ver quem consegue inalar o desodorante por mais tempo.
E essa inalação traz consequências sérias para o organismo e pode chegar a provocar a morte. A inalação por um período relativamente curto faz com que a pessoa não consiga oxigenar os pulmões, ou seja, é uma “espécie de afogamento” já que o gás que impulsiona o conteúdo que controla o odor impede a troca gasosa nos alvéolos, ou seja, os pulmões não conseguem trocar o gás carbônico por oxigênio.
Em Aracaju, Sergipe, um garoto foi encontrado por familiares sem vida dentro do banheiro da residência. A família ouviu o grito e procurou socorrer o jovem, mas, ele, já desacordado e com uma grande quantidade de gás inalado acabou falecendo.
A Polícia Técnica, disse que a morte, nesses casos, é semelhante à morte por afogamento já que respirar o gás do desodorante interrompe o trabalho dos pulmões, o que pode levar alguém a um simples desmaio e ao falecimento por falta de oxigênio.
UMA PRIMEIRA ATITUDE DOS PAIS É EXPLICAR AOS FILHOS OS EFEITOS DO GÁS CONTIDO NO DESODORANTE E, A PARTIR DAÍ, TAMBÉM ENSINAR SOBRE OS EFEITOS DE MODO A INIBIR COMPORTAMENTOS DE RISCO.
E UMA SEGUNDA ATITUDE É A DE SUBSTITUIR OS DESODORANTES EM USO POR OUTROS NA FORMA LÍQUIDA OU EM PASTA MAIS RÍGIDA QUE NÃO OFERECE OS MESMOS RISCOS.

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet