Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Alimentos provocam a maior infação em 17 anos

Publicado em 14/10/2020 às 09:47


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – registrou alta forte nos preços dos alimentos de tal maneira que o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – chegou a 0,64%, o maior aumento em 17 anos.
Há várias explicações para o aumento nos preços ao consumidor que se depara com preços cada vez maior elevados nos Supermercados e mercearias. O consumo foi turbinado pelo auxílio emergencial, cumprindo, em parte, os objetivos do programa instituído para a pandemia.
O aumento da demanda por alimentos pressionou os preços pelo fato dos estoques da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – estarem nos níveis mais baixos dos últimos anos. No caso do arroz, por exemplo, que registrou as maiores altas, o Brasil passou a importar o produto da Tailândia, com isenção das taxas de importação, para buscar algum equilíbrio no mercado.
Isso aconteceu porque o próprio governo não se preocupou com os estoques reguladores. E para compreender melhor o que é estoque regular é importante você saber que a CONAB compra a produção nos tempos de colheitas mais abundantes para armazenagem e isso proporciona o pagamento de preços mais justos ao produtor. De outro lado, quando começa a entressafra ou há alguma escassez no mercado, o governo lança mão dos estoques da CONAB para garantir o abastecimento e preços mais justos aos consumidores.
Há, ainda, o esforço brasileiro para exportar commodities agrícolas para suprir a saída de capitais estrangeiros do país. A saída de capital estrangeiro do Brasil, devido a queda na confiança dos investidores estrangeiros, provocou a maior saída de capitais da história e se aproximou de 88 bilhões de dólares.
É BOM O CONSUMIDOR SE RESGUARDAR AINDA QUE NÃO DEVA PROVOCAR A ESTOCAGEM DE ALIMENTOS, POIS, COM ESSA ATITUDE FAZ OS PREÇOS SUBIREM AINDA MAIS.
O CONSUMIDOR DEVE PESQUISAR PREÇOS E MARCAS, BUSCAR AS MAIS BARATAS E COM ISSO GARANTIR O CONSUMO A PREÇOS MELHORES.
EXISTE, AINDA, A HIPÓTESE DE COMPRAS COLETIVAS NO ATACADO PARA REPARTIR O PRODUTO DEPOIS. É UMA ATITUDE QUE TEM DADO CERTO COM VANTAGENS PARA CONSUMIDOR.
VEJA A QUE MAIS LHE CONVÉM E FAÇA A SUA PARTE PARA MANTER OS PREÇOS MAIS BAIXOS POSSÍVEIS.

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet