Menu Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias

Banco Central institui o “PIX” programa de transferências instantâneas de dinheiro

Publicado em 14/10/2020 às 17:23


Já está em funcionamento o PIX, sistema de pagamentos imediatos do Banco Central que vai funcionar 24 horas por dia, durante toda a semana e a qualquer dia do ano, com uma facilidade para as pessoas físicas: ao transferir você não paga qualquer tarifa pelo serviço.
Para aderir ao PIX do Banco Central basta ter uma conta poupança, conta corrente ou qualquer carteira nas Fintechs que o aplicativo estará disponível para ser baixado e, em seguida, ser utilizado.
A data oficial de início do novo sistema de transferências está previsto para 16 de novembro, mas, os cadastros já podem ser realizados e, com isso, o titular de qualquer conta ou carteira digital fica habilitado a fazer as transferências através da “Chave PIX”.
O sistema é simples e seguro e as instituições financeiras, inclusive as start ups (is tar táps) da área de finanças, mais conhecidas por Fintechs (Fin técs) podem aderir ao sistema e gerenciar as carteiras de transferências bancárias cujo tempo máximo de crédito na conta corrente do favorecido é da ordem de 10 segundos.
A gratuidade para as pessoas físicas é outra vantagem na disponibilização do sistema já que permite a cada portador de uma chave PIX efetuar o pagamento através do Código QR que terá duas modalidades: estática e dinâmica. A primeira para o pagamento de um dado número de prestações fixas e a Dinâmica para quando os pagamentos forem variáveis e ocasionais.
OS BANCOS E DEMAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AVALIAM COMO TIRAR PROVEITO DISSO JÁ QUE DEIXARÃO DE COBRAR DE 10 A 20,00 REAIS POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA OU DOCUMENTO DE ORDEM DE CRÉDITO, POPULARIZADOS COMO DOCs ou TEDs, MAIS ALGUMAS DAS FONTES DE TARIFAS POR SERVIÇOS BANCÁRIOS CADA VEZ MAIS CAROS E PRECÁRIOS.

Localização

Av. Historiador Rubens de Mendonça 1731 - Bosque da Saúde
CEP: 78050-000
Fone: (65) 3642-3947
contato@radioconti.com.br

Sitevip Internet