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Mineradora Vale do Rio Doce pode construir ferrovia de integração do centro-oeste.

Publicado em 01/08/2020 às 11:40



A Mineração Vale do Rio Doce conseguiu as concessões ferroviárias que lhe interessavam para o transporte de minério de ferro no Pará, mas maiores ocorrências desse tipo no mundo, tanto que precisou construir a Ferrovia dos Carajás para o transporte de minério.
E assim, também, outras concessões pelo país que agora precisam ser renovadas, pois, chegam ao prazo final da concessão.
O Tribunal de Contas da União, em consulta sobre a renovação da outorga, decidiu que a empresa pode ter as outorgas renovadas desde que uma eventual taxa que a submetesse a um processo licitatório fosse direcionada à construção de uma nova ferrovia.
Como os interesses da Vale se situam em outra região, o Tribunal entendeu que esta construção por compensação da taxa de outorga seja direcionada para onde o Governo entender necessário ao interesse nacional e não a eventuais interesses da Vale do Rio Doce.
Com essa entendimento, o senador Carlos Fávaro tem efetuado gestões para que os recursos sejam direcionados para a FICO, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste que possibilitariam a interligação de Mato Grosso, via ferroviária, com outros portos do país:
Colocar a Sonora do senador:
“O modelo que está sendo proposto para renovação por 30 anos...

.....parabéns ao ministro Tarcísio que construiu esse projeto...”
A LOGÍSTICA TERÁ ENORME INFLUÊNCIA NA COMPETITIVIDADE DOS GRÃOS DE MATO GROSSO E A FERROVIA É UM DOS COMPONENTES DESSE PROCESSO.

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